A juíza da Vara Federal Cível e Criminal de Barra do Garças (501 Km de Cuiabá), Danila Gonçalves de Almeida, condenou a 24 anos e 3 meses de prisão o tenente PM da reserva,
Marcos Divino Teixeira da Silva. Ele foi flagrado em fevereiro de 2023 com 107 quilos de pasta base de cocaína escondidos na caçamba da Fiat Strada que dirigia na BR-070, que cruza o município.
A condenação foi proferida pela juíza federal na última quinta-feira (16). Além da droga, o tenente PM da reserva também estava na posse de uma arma de fogo adquirida na Bolívia.
Nos autos, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) testemunharam que Marcos Divino Teixeira ficou “nervoso” durante a abordagem, despertando suspeitas de que estivesse cometendo algum crime. Uma das testemunhas, agente da PRF, revelou, inclusive, que o tenente PM da reserva “gaguejou”.
“O acusado chegou a ‘travar’ e ‘gaguejar’, deixando transparecer nervosismo injustificado, sendo evasivo na resposta apresentada de que estava a caminho do Estado de Goiás. Acerca do veículo, o réu teria declarado que era de sua propriedade mas que estava em processo de transferência para seu irmão. O acusado, por mais de uma vez, teria declarado que era integrante da PM/MT, com o claro intuito de dissuadir os inspetores da PRF da abordagem”, revelou a testemunha.
A juíza Danila Gonçalves de Almeida concordou com a denúncia, e constatou que Marcos Divino esteve recentemente na Bolívia. “O acusado esteve recentemente na Bolívia, um dos maiores produtores de cocaína do mundo. Por sua vez, o comportamento estranho apresentado durante a abordagem policial, deixando transparecer nervosismo exacerbado, o que, aliado às respostas evasivas aos simples questionamentos dos inspetores da PRF, bem como a tentativa de dissuadir os policiais da abordagem, declarando mesmo sem ser perguntado que era policial, apontam que o réu tinha conhecimento da presença da droga e do armamento no veículo”, reconheceu a magistrada.
Marcos Divino já se encontra preso, e cumprirá a pena em regime inicial fechado.
Fonte: Folhamax