Vídeo gravado pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) mostra dezenas de animais mortos em decorrência dos incêndios que atingem o Parque Nacional Encontro das Águas, situado no Pantanal. Fogo foi apagado no fim de outubro, mas reacendeu na semana passada e avança rapidamente, se aproximando de pousadas e chácaras da região.
O grupo que atua para resgatar os bichos fez um vídeo relatando que, em apenas 20 metros de área queimada, dezenas animais foram encontrados mortos.
Os corpos achados são dos mais variados, desde serpentes, pequenos mamíferos, répteis que mortos de forma direta, quando o animal é queimado, ou de forma indireta, quando ele morre devido à intoxicação devido à fumaça ou pela alta temperatura.
Até o momento, mais de 1 milhão de hectares já foram queimados.
O grupo está hospedado na Pousada Jaguar Camp, em Porto Jofre, que também está sendo cercada pelo fogo. Equipes trabalham para tentar controlar as chamas e conseguir afastá-la do local.
Além do Grupo de Resgate de Animais, estão mobilizados a ONG SOS Pantanal e o Corpo de Bombeiros. Dados da ONG Instituto Centro de Vida (ICV) mostram que 32% da superfície do parque foi atingida pelas chamas.
Atuação de combate às chamas
Conforme nota divulgada pelo Corpo de Bombeiros, atualmente 60 homens atuam no combate ao incêndio na Região do Parque Estadual Encontro das Águas e da Rodovia Transpantaneira, em Porto Jofre.
A equipe também conta com o apoio de 3 aviões da Defesa Civil de Mato Grosso, além de um helicóptero do Ciopaer, 11 barcos, viaturas e caminhões-pipa. O monitoramento está sendo feito com uso de satélites na Sala de Situação Central, em Cuiabá. Fonte: Gazeta Digital
Veja vídeos