Estado envia aeronaves para reforçar combate a incêndio no Parque Encontro das Águas no Pantanal

Fonte:

O governador de Mato Grosso em exercício, Otaviano Pivetta, determinou, nesta quinta-feira (09.11), reforço nas ações de combate ao incêndio florestal no Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os municípios Poconé e Barão de Melgaço. O fogo foi considerado extinto no dia 31 de outubro, mas houve reignição na última terça-feira (7).

Ao todo, militares do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil do Estado já estão na região com aeronaves do Ciopaer e da Defesa Civil, além de viaturas e embarcações.

“Determinei que o Corpo de Bombeiros atue com força total para extinguir, o mais breve possível, o incêndio que atinge o nosso Parque Encontro das Águas. Temos militares altamente capacitados e muito bem equipados, munidos de tecnologia de ponta que permite o acompanhamento da situação em tempo real, e que, com certeza, darão uma resposta eficiente aos incêndios na região”, afirmou o governador.

De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires, a reignição do incêndio foi detectada por equipes que já estavam na região do Corixo Negro realizando prevenção ativa, além de dezenas de militares que realizavam ações de fiscalização em todo o pantanal.

“A reignição do incêndio ocorreu em razão da elevada temperatura e fortes rajadas de vento no local. Assim que houve a detecção, demos início às ações e outras equipes foram enviadas para reforçar o combate às chamas”, afirmou.

Na quarta-feira (8), o Corpo de Bombeiros sobrevoou a região para o planejamento das estratégias para conter o avanço do incêndio.

Já nesta quinta-feira (9), duas aeronaves foram enviadas ao local para auxílio no combate por via aérea. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges Ferreira, e o superintendente da Defesa Civil, tenente-coronel BM Luis Claudio Pereira também irão sobrevoar a região.

Parque Nacional do Pantanal

O Corpo de Bombeiros também atua no combate ao incêndio florestal no Parque Nacional do Pantanal e na Reserva Particular do Patrimônio Natural Federal Dorochê, de responsabilidade do ICMBio. O local é considerado de difícil acesso.