Município de MT liga alerta para risco de surto de dengue

Fonte:

O município de Sinop enfrenta dificuldades para manter o mosquito Aedes aegypti longe da população e a situação já ligou o alarme. O último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) aponta que a cidade apresenta um índice de 5,3% de risco de surto da doença. O percentual preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

O primeiro levantamento registrou um índice preocupante de 10,9%, trazendo um alerta à cidade. No entanto, com o trabalho das equipes de combate às endemias, houve melhora nos resultados nos levantamentos subsequentes, com índices de 2,2%, 1,3% e 5,3%, respectivamente.

Segundo a Prefeitura, mais de 2 mil residências foram minuciosamente inspecionadas, revelando a presença de 149 focos do Aedes aegypti. Surpreendentemente, apenas dois desses focos foram encontrados em terrenos baldios, enquanto a grande maioria estava localizada dentro dos quintais das residências. Esses focos foram identificados em vasos de plantas, ralos, calhas e até mesmo no lixo doméstico.

“Reforçamos mais uma vez a importância de cada um fazer a sua parte, pois 50% dos focos encontrados durante o LIRAa estão no lixo doméstico. É fácil eliminar esse criadouro, basta prestar atenção ao descarte correto e fazer uma limpeza no quintal para eliminar aquelas sacolinhas plásticas, copos descartáveis e até mesmo tampinhas de garrafas”, enfatizou Alef de Souza Costa, coordenador de endemias de Sinop.

De acordo com o Informe Epidemiológico N° 14 da Secretaria de Estado de Saúde, atualizado em setembro deste ano, Sinop registrou uma morte pela doença este ano. Ao todo, o Estado já registrou 18 óbitos, enquanto outros 9 estão em investigação.

Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:

*Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
*Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
*Não jogue lixo em terrenos baldios.
*Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
*Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
*Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
*Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
*Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
*Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
*Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
*Convoque seus vizinhos, sua comunidade, amigos e parentes a se engajarem nesse combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Estadão de MT