Uma onça-pintada morreu atropelada, nesta segunda-feira (30), por um caminhão no km 741 da BR-070, em Cáceres, a 205 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o animal foi levado pela Polícia Ambiental.
A PRF informou que realizava abordagens aos motoristas no início da noite. Um caminhoneiro informou à polícia que havia atropelado um animal e que poderia ter sido uma onça-pintada.
As equipes foram até o local indicado pelo motorista e o animal foi encontrado no meio da pista já sem vida. Os policiais solicitaram apoio da Polícia Ambiental para fazer o transporte e resgate da onça.
De acordo com o pesquisador da ONG Panthera, Fernando Tortato, o atropelamento de onças pode causar impacto na população desse animal.
“O atropelamento de fauna representa séria ameaça para a biodiversidade. A gente teve esse triste exemplo da onça-pintada atropelada em Cáceres, que está situada dentro do Pantanal, uma área tão importante de proteção da natureza e biodiversidade. O atropelamento vai reduzir o número indivíduos, principalmente, os que estão dispersando, saindo dos territórios e buscando novos. Elas ficam vulneráveis quando estão cruzando essas estradas”, disse.
O pesquisador disse ainda que é preciso realizar ações para reduzir esses casos.
“Ações que reduzam esses danos são necessários de identificar os pontos mais críticos, onde tem mais atropelamento e ter ações que reduzam essa vulnerabilidade através de redutor de velocidade, passagens de fauna, reduzindo o impacto que o atropelamento causa nas onças-pintadas”, disse.
Fonte: G1 MT