Moradores de VG passam dia e noite sem energia elétrica; Energisa culpa El Niño

Fonte:

Já está difícil suportar o calor usando ar-condicionado, ventilador e umidificador de ar, agora imagine como tudo isso pode ficar pior sem energia elétrica. Essa situação está bem próxima da realidade de alguns moradores de Várzea Grande. A falta de eletricidade tem sido um evento rotineiro, que vem acontecendo com frequência entre essa população.

Na Cidade Industrial, Luiza Laura Bastos, que é moradora do residencial Santa Bárbara, etapa 5, contou que a região está sem energia desde ontem (22) e, somente hoje pela manhã (23), os técnicos da Energisa foram averiguar o ocorrido. Ela relatou também que na maioria dos casos, as quedas acontecem por conta dos ventos e das chuvas, mas não exclusivamente.

“A gente tá sem energia desde ontem, não pode ventar, não pode chover e isso não foi a primeira vez. Tem três anos que a gente tá aqui e isso acontece diariamente”, disse a moradora em entrevista ao Leiagora.

Além de afetar a saúde dos moradores, a falta de energia também atrapalha o funcionamento dos eletrodomésticos, podendo estragar os aparelhos. O problema não tem sido recorrente apenas no local onde Luiza mora, mas também nos demais conjuntos habitacionais da região.

“Todos estão sofrendo com o mesmo problema. Os síndicos daqui entraram em contato com outros [cinco residenciais] que estão passando pela mesma situação”, comentou a residente.

Em contrapartida

Leiagora entrou em contato com a Energisa para verificar as constantes variações na rede elétrica e os impactos que isso tem causado aos moradores. A assessoria da concessionária confirmou a queda de energia sofrida por residentes dos cinco setores do Santa Bárbara na tarde de ontem (22), porém informou que os serviços já foram restabelecidos e normalizados nesta segunda (23).

Na declaração, a empresa informou que parte dos problemas está relacionado ao fenômeno El Niño, que causa mudança na circulação dos ventos e distribuição de chuvas. Além disso, ela também explicou que grande parte das quedas se dá por conta dos picos de consumo de energia movidos pelo calor extremo das últimas semanas.

O coordenador do centro de operações integradas da Energisa, Edvaldo Fontes, falou que as quedas de energia ocorreram devido às ondas de calor ocorridas na última semana, quando as temperaturas chegaram aos 44ºC, e também por conta do sistema de proteção da própria Energisa, que protege a rede elétrica de possíveis sobrecargas.

Canais de atendimento
– Aplicativo Energisa On;
– Site: energisa.com.br;
– WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br;
– Call Center: 0800 646 4196.

Fonte: Leiagora