Os termômetros de Mato Grosso devem atingir um novo recorde de temperatura neste final de semana. Isto porque, segundo informado pela MetSul Meteorologia, Cuiabá deve alcançar a máxima de 47°C. A Cuiabá jamais registrou temperaturas a níveis tão extremos de calor, desde que começaram as medições em 1910.
Isso se deve à onda de calor que está afetando todo o estado. Nesta semana, Cuiabá já havia superado seu recorde histórico anterior. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima registrada na cidade era de 44,0°C, ocorrida em 30 de setembro de 2020. No entanto, esse recorde foi superado na quinta-feira (19), quando a temperatura atingiu 44,2°C.
Durante o dia, alguns motoristas de diversos locais na cidade, registraram altos números no termômetro do carro, chegaram a marcar 49 graus. As previsões do Inmet indicam que neste sábado (21) e domingo (22), a capital pode enfrentar temperaturas superiores a 46°C.
Conforme o Inmet, nesta sexta-feira (20), a temperatura mínima foi de 29°C, atingindo uma máxima de 43°C.
No sábado, a temperatura mínima já começa elevada, registrando 30°C. Durante a tarde, a máxima atingirá os 47°C, com a possibilidade de superar o recorde estabelecido na quinta-feira. No domingo, a mínima também será de 30°C, com a máxima alcançando os 46°C.
Nos três dias, não há previsão de chuva, e a umidade do ar poderá cair para níveis tão baixos quanto 15% durante a tarde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal de umidade para a saúde humana é de 60%, o que chama atenção para os cuidados redobrados com a saúde.
A onda de calor persistirá sobre a região Centro-Oeste. As previsões da agência Clima Tempo indicam que as temperaturas máximas permanecerão elevadas, com a possibilidade de atingir novamente os 44 graus até a quarta-feira (25). (Fonte: O Documento)