O torcedor cuiabano tem motivos para estar confiante em um resultado positivo no jogo desta noite entre Brasil e Venezuela na Arena Pantanal. É que a Seleção tem 100% de aproveitamento nas partidas jogadas em Cuiabá.
Das outras quatro vezes que a Seleção Brasileira esteve Cuiabá, venceu todas. Foram quatro amistosos: Suíça em 1980, Equador em 1989, Finlândia em 1992 e Islândia em 2002.
A partida entre Brasil e Venezuela marca o retorno da Seleção Brasileira à Capital após mais de vinte anos. Além disso, este será o primeiro jogo oficial disputado em solo mato-grossense e a primeira vez que a Seleção joga na Arena Pantanal, inaugurada em 2014.
O MidiaNews preparou uma retrospectiva para lembrar como foram esses outros confrontos da amarelinha em Cuiabá.
Relembre como foi
A primeira vez que a Seleção desembarcou em Cuiabá foi em 12 de dezembro de 1980, para enfrentar a Suíça. A partida reuniu mais de 43 mil torcedores no antigo estádio Governador José Fragelli (Verdão).
Na época tricampeã mundial, a equipe comandada pelo técnico Telê Santana venceu a seleção suíça por 2 a 0, com gols de Sócrates, de penalti, e de Zé Sérgio nos minutos finais. Naquele mês o Brasil se preparava para disputar o Mundialito de Futebol no Uruguai, que reuniu Brasil, Argentina, Alemanha e Uruguai e terminou com a vitória dos donos da casa, com o Brasil em segundo lugar.
Veja os gols da partida:
A segunda vinda a Cuiabá foi nove anos depois, para enfrentar o rival sul-americano Equador. Essa partida reuniu o maior público de jogos da seleção na cidade até hoje, com mais de 54,8 mil, segundo informações da época.
Com a bola em jogo, o resultado foi magro, mas favorável ao Brasil. Um gol de Washington aos 19 minutos do primeiro tempo definiu o placar final.
O jogo era uma preparação para a Copa América que aconteceria naquele mesmo ano e marcou a estreia do técnico Sebastião Lazaroni à frente da Seleção. As duas equipes ficaram com um jogador a menos aos 40 minutos do primeiro tempo, quando Bebeto e o equatoriano Byron Tenorio foram expulsos depois de um lance polêmico.
Já no amistoso contra a Finlândia, a torcida chegou a vaiar a seleção canarinho. Isso porque na partida que ocorreu a 15 de abril de 1992, o time jogou mal o primeiro tempo e saiu atrás no placar, com a seleção finlandesa ficando em vantagem com o gol de Jari Vanhala aos 39 do primeiro tempo.
Encerrando a primeira etapa em desvantagem, o Brasil entrou em campo no segundo tempo motivado a reverter o placar. O que conseguiu com dois gols do camisa 7 Bebeto e um de Paulo Sérgio aos 43 minutos, fechando o placar em 3 a 1.
Veja os melhores momentos da partida exibidos no quadro “Baú do Esporte”, do Globo Esporte:
Dez anos depois, em 7 de março de 2002, aconteceu o amistoso contra a Islândia, também no antigo Verdão. O time comandado por Luiz Felipe Scolari, o Felipão, venceu por goleada o adversário europeu, por 6 a 1.
Anderson Polga fez dois gols, Kleberson, Kaká, Gilberto Silva e Edílson também deixaram sua marca no placar. Gretar Steinsson diminuiu a diferença aos 32 minutos do segundo tempo, mas a goleada já estava definida.
Veja os sete gols do jogo:
A partida foi um dos últimos jogos da equipe antes da Copa de 2002, em que se sagrou pentacampeã. Desde então, não havia retornado novamente a solo cuiabano.
Os dois últimos jogos da Seleção em Cuiabá antecederam um título na Copa do Mundo seguinte, mas agora, o time precisa primeiro garantir a vaga no próximo torneio. Com esse objetivo, o Brasil enfrenta a Venezuela nesta quinta-feira (12) na Arena Pantanal, a partir das 20h30, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Fonte: Midianews