Centro de Cuiabá terá mais 300 câmeras de segurança

Fonte:

A região central de Cuiabá vai receber a instalação de 300 câmeras de segurança para melhorar a segurança pública. A instalação será feita por meio de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), formalizada na noite desta quarta-feira (27.09), como parte do programa Vigia Mais MT.

Nessa primeira etapa, as 300 câmeras de segurança serão instaladas no perímetro de atuação do 1º Batalhão da Polícia Militar, que compreende o Centro e bairros do entorno.

De acordo com o Célio Fernandes,  presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), 260 comerciantes já foram cadastrados e, por meio da CDL, vão receber e se responsabilizar pelas câmeras instaladas que serão entregues gratuitamente pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, gestora do Vigia Mais no Estado.

O governador Mauro Mendes destacou que, pela amplitude da atuação do Governo em um estado como Mato Grosso, é fundamental contar com a parceria dos municípios na implementação das políticas públicas para abarcar os 141 municípios. Quando essa parceria não acontece no âmbito municipal, unir forças com outras instituições, como está acontecendo com a CDL, se torna necessária.

“Para Cuiabá, estão destinadas 4.700 câmeras. Já imaginaram como será a segurança da população quando todas elas estiverem instaladas? Serão 300 só no centro, nessa primeira fase”, declarou o governador. Ele lembrou que outras 100 estão sendo instaladas nas vias da área do Distrito Industrial e dezenas no entorno do Mercado do Porto, Shopping Popular e de outros espaços públicos como resultado de parcerias privadas.

 

O secretário de Segurança Pública, coronel Cesar Roveri, explicou que as câmeras entregues gratuitamente aos municípios estão dotadas de inteligência artificial para reconhecimento facial, leitura de placas, entre outros recursos que vão ajudar a fazer a proteção da cidade.

Além da prevenção da violência, intimidando práticas criminosas, Roveri reforçou a importância das imagens captadas pelos equipamentos no planejamento estratégico, investigação e produção de provas.

O secretário lembrou que cerca de 120 municípios, dos 141 do Estado, estão integrados ao Vigia Mais. Em Cuiabá, além da CDL, seis empresas, grupos e associações já se habilitaram e receberam câmeras: Shopping Popular, Mercado do Porto, Hotel Delmond, Vanguard Home, Amaggi e AEDIC (Associação de Empresas do Distrito Industrial).

Programa Vigia Mais MT

Pela lei que criou o programa, a 11.766/2022, além de órgãos dos poderes públicos federal, estadual e municipal, a adesão pode ser feita com entes privados, ou seja, empresas, associações, entre outros.

A exigência é a mesma apresentada aos órgãos públicos, ou seja, que as câmeras sejam instaladas para monitorar ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos de interesse da segurança coletiva.

No Estado

Com investimento aproximado de R$ 30 milhões, o Governo do Estado está equipando os 141 municípios com o que de mais moderno em vídeo monitoramento. São 15 mil câmeras distribuídas aos municípios adotando como critérios para definição da quantidade questões como população, área territorial e localização geográfica do ponto de vista das estratégias da segurança pública.

Os equipamentos são entregues em três modelos, fixas, speed domes e OCRs, acompanhadas de suporte de conservação de energia e proteção como nobreacks, switch’s e armários. (PNB)