Um servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), de 42 anos, foi internado em estado grave na sexta-feira (22), com suspeita de meningite bacteriana. De acordo com a Secretaria de Saúde de Rondonópolis (220 km de Cuiabá), ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional. O paciente está isolado, intubado e sedado.
Os médicos apontam possível diagnóstico de meningite pneumocócica, mas o servidor ainda deve passar por mais exames para confirmar a suspeita.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que já adotou os protocolos necessários para a sanitização total da sede da Semma, bem como a profilaxia medicamentosa, que tem como objetivo a prevenção da doença.
Meningite
De acordo com a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, a meningite é a inflamação das meninges, três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. A doença é causada principalmente por bactérias ou vírus.
A doença é transmitida de pessoas para pessoa, podendo ser através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta ou ainda e ingestão de água e alimentos contaminados.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, segundo o Ministério da Saúde. Os casos já são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.
Pessoas do sexo masculino costumam ser as mais afetadas pela doença.
As principais medidas de prevenção, além da vacinação, são: higienização das mãos e do ambiente, ventilação nos espaços e o cuidado com os alimentos.