A diretora interina e um funcionário da Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, em Juína, a 737 km de Cuiabá, foram afastados da unidade, nesta quarta-feira (13), após um vídeo com falas de ideologia de gênero repercutir nas redes socias. O caso ocorreu durante uma palestra que discutia o respeito à diversidade da população LGBTQIAPN+.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc) informou que a Diretoria Regional de Ensino instaurou um procedimento para investigar o caso e que, em breve, um novo profissional será nomeado. A secretaria não deu detalhes sobre o motivo da dispensa.
O g1 procurou o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno.
No vídeo que repercutiu mostra o funcionário puxando coro: “as hétero, as gays, as bi e as sapatão estão todas organizadas para fazer revolução”.
O grêmio estudantil da unidade de ensino solicitou o evento à escola, com o tema “Respeito a diversidade”, de acordo com uma postagem da escola nas redes sociais.
Além disso, a unidade destacou que a aprovação do evento se deu por meio de uma lei que defende que “os temas transversais estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva”.
Fonte: G1 MT