O Centro de Cuiabá pode ganhar uma “nova cara” com a reforma total do Mercado Municipal Miguel Sutil. Com 60 anos de história, o local vai ser revitalizado e deve ser entregue em dezembro de 2024. A obra é uma realização da Prefeitura de Cuiabá com Parceria Público-Privada (PPP) e está avaliada em R$ 125 milhões.
Ordem de serviço para o início das obras foi assinado na manhã desta quinta-feira (17). A ideia do prefeito Emanuel Pinheiro é transformar o mercado histórico em “point” da população cuiabana, além de fomentar a economia e o turismo na cidade.
“O Mercado Municipal é um ícone da nossa cuiabania, da cultura, da gastronomia, do nosso comércio por décadas. Aqui é o local mais democrático da cidade e nosso objetivo é devolver o comércio. É uma homenagem a nossa história, um marco”, pontuou.
A obra contará com 4 frentes de trabalho, sendo a construção, a requalificação das vias, pedestralização do centro e modernização do mobiliário urbano, ou seja, novos bancos, pontos de ônibus, suportes para bicicleta e relógios.
Quando pronto, o mercado contará com 180 lojas, além de praça de alimentação com quiosques e restaurantes. O ambiente será climatizado.
Segundo Pinheiro, a revitalização que começou a ser pensada em 2017 é um dos seus grandes sonhos. A reforma está inspirada em locais já existentes nas grandes cidades, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Portugal.
“É uma obra que homenageia nossa história, é uma obra futurista e visionária que simboliza o que irá ficar para as futuras gerações, foi inspirada no cenário nacional e internacional e será entregue até o fim do meu mandato, até dia 31 de dezembro, não vou dar esse gosto ao Stopa não”, finalizou aos risos.
Fonte: Gazeta Digital