A Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) vai implantar novas faixas exclusivas de ônibus e flexibilizou o horário exclusivo para uso dos veículos do transporte coletivo. Veja como fica:
As faixas funcionarão de segunda a sexta-feira, nos horários das 6h às 8h e das 17h às 19h.
Aos sábados, elas serão reservadas apenas no período da manhã, das 6h às 8h, enquanto durante as tardes e nos domingos, a circulação estará livre para os carros de passeio.
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, a ideia foi planejada com base em levantamentos realizados pela equipe de engenharia de trânsito e transporte, para promover um transporte mais eficiente aos 205 mil usuários por dia do transporte coletivo.
Os profissionais detectaram que a velocidade média dos ônibus mais de dobra com o uso da faixa exclusiva, passando de 13 km por hora para 24 km/hora. Essas avenidas serão contempladas com trechos exclusivos para ônibus.
Atualmente, Cuiabá conta com faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade:
- Avenida Getúlio Vargas;
- Avenida Isaac Póvoas;
- Avenida Generoso Ponce;
- Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha)
- Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como CPA).
- Avenida Fernando Côrrea
Veja os novos locais de implantação dos corredores exclusivos:
- Avenida General Valle – abrangendo o trecho entre a Coronel Escolástico e General Mello;
- Avenida Djalma Ferreira de Souza – conectando-se à Avenida Deputado Milton Figueiredo (Morada do Ouro), próximo ao Massairo Okamura, até a Avenida do CPA;
- Avenida Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores) – do contorno da Avenida Professora Edna Affi (das Torres) até a Miguel Sutil;
- Avenida José Monteiro de Figueiredo, conhecida como “Lavapés” – abrangendo o trecho próximo ao restaurante Chopão até o Talavera Bar (Santa Rosa), nos dois sentidos;
- A extensão da faixa exclusiva de ônibus da Fernando Corrêa, que será do viaduto da Fernando Corrêa e dá acesso à rodovia Palmiro Paes de Barros, ao 9º Batalhão de Engenharia de Construção.
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, os motoristas terão tempo de adaptação e alerta que, encerrado esse período, motoristas que não respeitarem as faixas exclusivas nos horários de pico estarão cometendo infração de trânsito gravíssima, o que acarreta em uma autuação no valor de R$ 293,47, além de mais 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Com a implantação, a Semob diz que evidencia que prioridade é o coletivo e a faixa traz mobilidade ao trânsito, e os ônibus ganham alguns minutos nas viagens e levam o passageiro mais rápido para o trabalho ou de volta para a casa dele.
Com ônibus climatizados e horários definidos, incentiva inclusive a população a migrar para o transporte público. (Primeira Página)