Inmet emite alerta de perigo devido queda de temperatura em MT

Fonte:

O centro-sul do Brasil está sendo afetado por uma massa de ar frio de origem polar, que avançou com intensidade sobre a região nesta sexta-feira (14.07). Diversas cidades de Mato Grosso registraram queda brusca na temperatura, levando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta de perigo para a saúde dos cidadãos, válido até sábado (15.07).

O alerta de perigo emitido pelo Inmet indica riscos para a saúde decorrentes da mudança repentina de temperatura. Especialmente as pessoas que possuem doenças cardíacas, respiratórias, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ou problemas circulatórios, podem apresentar sintomas mais intensos durante esse período.

Outro risco associado ao ar frio é o aumento da probabilidade de infecções respiratórias. É comum que gripes e resfriados sejam mais prevalentes em dias frios, principalmente se precedidos por períodos de calor intenso, como é o caso de Cuiabá. A exposição ao frio pode enfraquecer o sistema imunológico, deixando as pessoas mais suscetíveis a essas doenças.

Alerta de queda brusca na temperatura é válido para 57 municípios de Mato Grosso.

Os especialistas recomendam que a população limite o tempo de exposição ao frio, busque abrigo em ambientes aquecidos e mantenha-se bem hidratada, mesmo sem sentir sede, uma vez que o ar frio pode causar desidratação.

De acordo com o Inmet, o alerta de perigo é válido para 57 municípios em todo o estado de Mato Grosso. A frente fria, associada a um ciclone extratropical, formou-se no Sul do Brasil e alcançou com maior intensidade as regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas deve ser breve. No domingo, em Cuiabá, a mínima sobe para os 18ºC e a máxima para 36ºC.