Um ano depois, apenas 3 cidades de MT têm antenas com sinal 5G

Fonte:

Um ano após a instalação do 5G no Brasil, apenas três cidades de Mato Grosso têm antenas que levam o sinal de alta velocidade de internet, segundo levantamento da Conexis Brasil Digital. Mesmo assim, a cobertura dos aparelhos nessas cidades não chega a 100% da zona urbana.

O sinal foi liberado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em setembro do ano passado no estado. A instalação das antenas são de responsabilidade das operadoras que atuam no estado: Tim, Claro e Vivo.

As cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis são as únicas que têm antenas para transmissão do sinal em todo o estado. Os outros 138 municípios não têm nenhum aparelho instalado para o 5G.

De acordo com o levantamento, a Vivo tem 41 antenas, a Tim instalou 34 e a Claro tem 22. Juntas, as operadoras somam 97 antenas instaladas no estado.

Necessidade de antenas

A tecnologia do sinal 5G tem uma vantagem em relação às redes anteriores, por exigir a utilização de antenas pequenas. Isso dispensa torres e as antenas podem ser instaladas na fachada de prédios e até em postes e semáforos, sem interferir na paisagem urbana.

Por outro lado, por ter frequência mais alta e comprimento de onda menor, exige maior número de aparelhos para ter uma maior cobertura.

Fonte: G1 MT