Moradores do assentamento Rio Verde, no município de Ipiranga do Norte (467 km de Cuiabá), têm vivenciado momentos de terror diante de uma série de ameaças de morte e extorsão que denunciam estar sofrendo para que deixem suas casas em uma disputa por posse de terras na região. Em um dos casos, uma família foi obrigada a sair de casa e presenciar o imóvel ser destruído por homens armados.
No dia 15 de junho, uma das vítimas contou à polícia que estava em sua residência, onde mora com seu esposo, quatro crianças e mais duas idosas, quando quatro homens armados chegaram com um trator, por volta das 6 horas, mandando que toda a família saísse pois iriam derrubar a casa. Um dos suspeitos foi identificado como morador do assentamento, conhecido pelo apelido de Joia, e já teria feito ameaças de morte à família.
Conforme o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil, quando os suspeitos derrubavam a residência com um trator, uma das crianças, de 3 anos, teria se desesperado, gritando para que não destruíssem sua casa.
No mesmo dia outros três moradores do assentamento Rio Verde registraram boletim de ocorrência denunciando terem sofrido ameaças de morte do mesmo grupo. De acordo com o boletim de ocorrência, um dos suspeitos teria ameaçado arrancar ‘a cabeça’ do presidente da associação de moradores, Ademar Barbosa Vaz.
Segundo os moradores do assentamento, as ameaças de morte, extorsões e coação seriam por interesses dos suspeitos em vendas de lote e desmatamento ilegal de madeira na região.
O caso segue investigado pela Polícia Civil. (PNB)