Coronel Assis pede impeachment de Lula por convidar Maduro a visitar o país

Fonte:

O deputado federal Coronel Assis (União-MT) assinou o pedido de impeachment contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e considerou que as ações que levaram ao pedido de impedimento são no mínimo “imorais e absurdas”.

O parlamentar se refere ao suposto cometimento de crime de responsabilidade praticado por Lula ao convidar o presidente da Venezuela Nicolás Maduro para vir ao Brasil, colocando em risco a segurança nacional, já que o ditador é acusado de crimes contra a humanidade.

A justificativa, que consta no requerimento, que é de autoria do deputado Ubiratan Sanderson (PL/RS) e que já conta com mais de 50 assinaturas, também aponta a afronta ao princípio da impessoalidade, em razão da indicação do advogado Cristiano Zanin para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Zanin atuou como advogado pessoal de Lula nos processos da Operação Lava Jato.

A assinatura do deputado federal Coronel Assis no pedido de impeachment foi feita no último sábado, dia 10 de junho, por meio do sistema eletrônico da Câmara Federal. “É um absurdo que um presidente da República viole a segurança do seu país, convidando o ditador genocida Nicolás Maduro, que massacra sua nação e coloca milhares de pessoas em situação de miséria, para vir ao Brasil. Também não é admissível que Lula indique ao STF seu advogado particular, é sem dúvidas o ápice da imoralidade”, assevera o deputado federal Coronel Assis.

Por ocasião da visita de Nicolás Maduro ao Brasil em 30 de maio, Coronel Assis foi autor de requerimento junto à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, que pediu à Organização Internacional da Polícia Criminal (Interpol), informações e providências sobre mandado de prisão em aberto contra o ditador venezuelano.

Fonte: Estadão de MT