Juiz cita culpa de jovem e absolve PM por atropelamento

Fonte:

Juiz da 11ª Vara Criminal de Cuiabá Especialidade da Justiça Militar, Marcos Faleiros, absolveu o policial militar Jimmy Rohling Dupim Carvalho pelo acidente que matou o jovem Iron Albino de Santana, 25.

Decisão foi divulgada no Diário de Justiça Eletrônico que circula nesta segunda-feira (5). Atropelamento ocorreu no final do mês de janeiro de 2018, na cidade de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá).

Conforme os autos, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) apresentou denúncia, que foi recebida pela Justiça em 2019. Na data, o MP pediu a condenação do militar por suposta “imprudência” na condução do veículo.

Contudo, nos autos, testemunhas apontaram que tanto o policial, que dirigia a viatura, quanto o jovem, que pilotava uma motocicleta Factor, estavam acima do limite de velocidade máximo permitido na via pública.

Além disso, foi apontado durante as oitivas que o policial estava em alta velocidade por estar em meio ao atendimento de uma ocorrência. Neste contexto, somado ao fato de que tanto o réu quanto a vítima não respeitaram os sinais de trânsito, o juiz absolveu o policial.

“As provas produzidas em juízo gera uma contradição e a possibilidade do acidente ter sido ocasionado por culpa exclusiva da vítima que estava conduzindo a motocicleta e adentrou na rotatória e colidiu com a viatura que estava passando naquele momento, de modo que fica impossível um decreto condenatório pela culpa concorrente”, narra trecho da denúncia.

Fonte: Gazeta Digital