Cadela e 7 filhotes são regatados em VG e dono é preso; Vídeo mostra ação da polícia

Fonte:

Um homem, 23 anos, foi preso em flagrante por maus-tratos a animais domésticos após deixar uma cadela e sete filhotes presos, sem comida e água. O caso aconteceu no no bairro São Mateus em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, na quarta-feira (31).

Conforme a polícia, a guarnição foi acionada para atender um flagrante de maus-tratos. No local os policiais encontraram uma cadela amarrada, com sete filhotes soltos pelo quintal, sem ração ou água.

Ao ser questionado, o dono dos animais disse que teria amarrado a cadela porque ela tentava fugir sempre que ele abria o portão e acabava incomodando os vizinhos. O homem alegou que não havia comida próxima aos animais porque eles já haviam se alimentado.

Em imagens, divulgadas por Wender Madureira, defensor da causa animal, o dono chega a questionar porque acionado a polícia. Wender comenta sobre o animal estar amarrado, sem comida e sem água, e é rebatido pelo homem que pergunta “qual a diferença?”.

No vídeo, uma mulher chega a dizer que o homem teria alegado ser estudante de direito e que o fato não seria um crime.

“Conhece a lei e diz que não é maus-tratos. Se colocar ele aqui sem água e sem comida pra ver. Vamos dar um lar para ela agora. Imagina o frio que eles passaram aqui, ontem, aqui em Várzea Grande”, comenta ele.

Nas imagens a cadela aparece muito magra e faminta. Já dentro do veículo, momentos após o resgate, o animal come apressadamente a ração de um pote, mostrando o quão faminta estava. Já resgatada, e sob os cuidados de Wender, em sua casa, a cadela agora conta com um lar.

Conforme a legislação, a pena por esse tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão, de 2 a 5 anos, em casos extremos. Além da proibição da guarda. O homem foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi ouvido pelo delegado plantonista e autuado em flagrante delito pelo crime de maus tratos a animais domésticos.

Em conversa com o Repórter MT, Wender comentou que esses casos são frequentes e que devem ser denunciados.  “Os animais não conseguem pedir ajuda, são como bebês, eles precisam de alguém para dar comida, de cuidado.  E Várzea Grande está infestada de casos de maus-tratos; temos que falar sobre isso, porque é um crime”.

Segundo ele, os animais resgatados serão disponibilizados para adoção responsável em breve, após desmame e recuperação. “Vamos ver tudo certinho, esperar dar os quarenta dias para os filhotes desmamarem. A cadela, eu pretendo castrar e levar para o sítio para ficar com os outros 58 cães resgatados que tenho. Se alguém quiser adotá-la, vou fazer a entrevista, ver se a pessoa tem as condições adequadas para cuidar dela”, comenta. Fonte: Repórter MT.

Veja vídeo: