A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) será totalmente iluminada com a cor verde, no período de 21 a 27 de maio, em alusão a Semana Estadual de Conscientização sobre a Esquizofrenia em Mato Grosso que foi criada por meio da Lei nº. 11.917/2022 sob autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB). Essa iniciativa do parlamentar é para homenagear as pessoas que possuem esse transtorno mental e para promover a conscientização da sociedade quanto ao tema.
A esquizofrenia é popularmente conhecida pela ocorrência de surtos, em que o mundo real do cidadão acaba sendo substituído por delírios e alucinações. O objetivo da ação proposta pelo parlamentar é promover o debate, quebrar o tabu e ampliar a conscientização da população sobre o transtorno mental que é recorrente em cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil.
“Queremos que a sociedade, como um todo, possa enxergar as dificuldades diárias que as pessoas com esquizofrenia e seus familiares possuem, principalmente quando buscam um atendimento nos hospitais públicos. Estamos trabalhando no Parlamento para dar voz e vez a essas pessoas que possuem o transtorno, realizando ações e propondo leis que possam ampliar o atendimento do Estado”, disse o deputado.
Também é de autoria do parlamentar, a Lei de n.° 11.377/2021 que cria a Rede de Atenção às Pessoas com Esquizofrenia e outras Doenças Mentais, sendo que o propósito das legislações criadas por ele é informar e promover ações para garantir a inclusão de pessoas com o transtorno, além de o Estado criar uma rede de atenção que possa amparar quem está em situação de vulnerabilidade social e carece de atendimento especializado.