A Polícia Federal cumpre, na manhã desta terça-feira (18), dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão em Juara (a 695km de Cuiabá), na décima fase da Operação Lesa Pátria.
O objetivo, segundo a corporação, é identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília (DF), quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados.
Na ocasião, bolsonaristas promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Ao todo estão sendo cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em Mato Grosso e outros seis estados (Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo) e no Distrito Federal.
Ainda não há identificação de quem são os alvos e quais são os endereços dos alvos em Mato Grosso.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A Operação Lesa Pátria segue em curso, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Fonte: Midianews