Governo mantém demissão de perito que teria forjado laudo favorecendo médica na morte de verdureiro

Fonte:

O governador Mauro Mendes (UB) manteve, nesta quinta-feira (30), a decisão que resultou na demissão do servidor Thyago Jorge Machado, vinculado à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). A informação consta em ato de exoneração publicado no Diário Oficial do Estado.

Thyago foi alvo de um processo administrativo disciplinar que concluiu que o servidor cometeu diversas ilegalidades no exercício do cargo público, entre elas sua ligação com laboratório que produziu laudo favorecendo a médica acusada de matar verdureiro atropelado por excesso de velocidade e omissão de socorro. O caso corre na Justiça desde a morte do verdureiro Francisco Lúcio Maia, em um acidente ocorrido no dia 14 de abril de 2018.

Conforme noticiou o HNT em outubro do ano passado, Thyago é um dos donos do laboratório particular Forense Lab, que emitiu o laudo técnico favorecendo a médica Letícia Bortonini, no processo criminal. O laudo havia concluído que o veículo conduzido pela médica estaria com velocidade de 95 km quando atingiu a vítima.

Esse documento também teria desacreditado um primeiro laudo produzido pela Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica), o que levou o Sindicato dos Peritoso Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindpeco) a denunciar que o documento emitido pelo laboratório particular teria sido plagiado de um laudo da Politec feito em 2014 a respeito de um acidente de trânsito em Sapezal (480 km de Cuiabá). (HNT)