O juiz Alcindo Peres da Rosa, do Plantão Judiciário de Jaciara, relaxou a prisão do ex-vereador do município, Adauto Inácio de Andrade, de 76 anos. Ele foi preso no último sábado (11) depois de ser flagrado arrastando uma cadela por uma corda enquanto dirigia pela avenida Antônio Ferreira Sobrinho, no centro de Jaciara (147 km de Cuiabá).
Durante audiência de custódia, o magistrado plantonista considerou ausentes os requisitos autorizadores da manutenção da prisão, quais sejam, o risco à garantia a ordem pública ou da ordem econômica por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, bem como no caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de outras medidas cautelares.
Adauto Inácio de Andrade, porém, deverá cumprir outras determinações judiciais elencadas pelo magistrado: o comparecimento a todos os atos do processo do qual for notificado; comparecimento mensal em juízo para informar e justificar suas atividades até o dia 10 de cada mês; manter comportamento social adequado; proibição de frequentar bares, boates e locais congêneres; recolhimento domiciliar no período noturno, a partir das 22h e nos dias de folga; comunicar ao juízo qualquer mudança de endereço; proibição de ausentar-se do município que reside; não cometer novas infrações penais.
Na manhã do último sábado quando foi flagrado maltratando o animal, o ex-vereador alegou que estava transportando a cadela para o veterinário e que ela estava no cio. A prefeitura de Jaciara emitiu nota repudiando o episódio. (HNT)
Veja o vídeo