Uma visita do presidente-general Ernesto Geisel à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) mudou os rumos da história de Mato Grosso na década de 1970. Na entrevista da semana do HNT, o médico e fundador da Universidade, Gabriel Novis, revelou que a instituição foi peça fundamental para que, em 1977, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se emancipassem.
A decisão, segundo Novis, foi selada em uma conversa entre o ex-presidente Ernesto Geisel e o ex-governador mato-grossense, José Fragelli que, naquele momento, se opunha à divisão. A UFMT, porém, se tornou “a menina dos olhos” de Geisel que, vendo a credibilidade da instituição, acreditou que era possível a dividir do Estado e garantir o desenvolvimento de Mato Grosso.
“[Geisel disse] eu volto para Brasília com a certeza absoluta de que eu posso dividir o Estado porque o Estado de Mato Grosso já tem uma instituição federal que dará sustentação ao desenvolvimento desse novo Estado, que é essa Universidade”, contou o médico.
Para Novis, a convicção do general de que a UFMT seria a sustentação do desenvolvimento do Estado “caiu como sopa no mel”. Isso porque entre os anos de 1960 e 1979 — em que permaneceu à frente da reitoria da Universidade — o médico acessou com facilidade recursos do Governo Federal que permitiram a expansão da UFMT.
“Ela [a UFMT] foi uma das responsáveis, uma das protagonistas na divisão do Estado porque se o Geisel tivesse sentido que era uma escolinha de terceiro grau, fraquinha, ele não iria dividir. Essa é a verdade histórica. Estou falando pela primeira vez”, revelou ao HNT.
Para Novis, porém, esse não foi o único protagonismo da UFMT no período. Segundo o intelectual, a Universidade foi fundamental no grande fluxo migratório experenciado por Mato Grosso entre as décadas de 1960 e 1980.
“Não só o sulista, mas o árabe, a meta deles é educar os filhos. Quando eles viram que Mato Grosso era uma coisa fechada ainda, mas que estava nascendo aqui um lugar em que o filho dele pudesse crescer e estudar aqui, se tornar agrônomo, engenheiro, médico, aí ele não teve dúvida. Ele veio”, comentou.
GABRIEL NOVIS
Médico, Gabriel Novis é o entrevistado da semana do HNT. Ele foi fundador e reitor da UFMT, além de fundador do curso de Medicina da Universidade de Cuiabá (Unic) — bem como do Hospital Geral Universitário (HGU).
Na entrevista ao HNT, o intelectual revelou fatos inéditos de sua trajetória política. Confira aqui.
Fonte: HNT