Juiz condena 5 membros de facção por tortura contra adolescente

Fonte:

O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, condenou cinco integrantes de uma organização criminosa que teriam aplicado ‘salves’ em um adolescente.

Os crimes foram cometidos pelo grupo em 2020 e 2021, em quatro oportunidades diferentes, pelo fato de o jovem ter, supostamente, praticado atos ilícitos sem autorização.

Foram condenados Luan Marcelo da Silva, Ialison Nink, Lennon Patrick Nespoli Canuto, Josinei Canedo e João Vitor Nascimento Araújo, pelos crimes de organização criminosa e tortura, sendo absolvidos dos crimes de corrupção de menores. Os crimes teriam sido cometidos no município de Juara (709 km de Cuiabá).

De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT), os jovens faziam parte de uma organização criminosa que teria cometido, entre 2020 e 2021, em datas diferentes, ‘salves’ contra um adolescente. O ato consistia em manter “sob seu poder, com emprego de violência, a intenso sofrimento físico, como forma de aplicar castigo pessoal”.

Se sua decisão, o magistrado entendeu que mesmo tendo contado com a participação de um adolescente, o grupo não teria cometido o crime de corrupção de menores, mantendo a condenação apenas para os delitos de organização criminosa e tortura.

“No caso dos autos, o adolescente/vítima relatou que foi objeto de pelo menos 04 (quatro) ‘salves’, em distintas datas, entre 2020 e 2021, sendo que em todas às vezes, foi agredido fisicamente com muita violência, como forma de ser castigado por atos ilícitos praticados sem autorização, ou que violam a ‘ética’ da organização criminosa”, diz a decisão

Fonte: Folhamax