O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública para enfrentar a calamidade sanitária dos povos Yanomami – indígenas que vivem na Floresta Amazônica, nos estados de Roraima e Amazonas. A partir desta informação, a Central Única das Favelas (Cufa) e a Frente Nacional Antirracista (FNA), que durante a pandemia viabilizaram alimentos, gás e produtos de higiene, na região, e em todo o país, estão promovendo um mutirão solidário para arrecadação de alimentos. Com o apoio logístico da Favela Log, as doações chegarão na região.
Em Mato Grosso, há seis pontos de coleta de alimentos que estão localizados nas sedes das Cufas: em Cuiabá, Sorriso, Alta Floresta, Sinop, Marcelândia e Peixoto de Azevedo. “Quem quiser fazer a doação de alimentos pode procurar uma dessas sedes da Cufa nos horários das 8h às 11h ou das 13h às 17h. Essa é uma mobilização nacional da favela diante dessa crise humanitária em Roraima”, declarou o presidente da Cufa em Mato Grosso, Anderson Zanovello.
A Cufa e a FNA já trabalharam juntas em outras ações, como em ações da pandemia causada pelo Covid – 19 em 2020 e 2021, na campanha de arrecadações de alimentos com as fortes chuvas pelo Brasil no final de 2021 e início de 2022. O objetivo do mutirão é reforçar as doações e a distribuição, amenizando o sofrimento dos Yanomamis.
“Não podemos ter informação do que está acontecendo com os Yanomami e ficar de braços cruzados. Vamos usar toda a nossa capilaridade e capacidade de mobilização, como já fizemos em outras campanhas para ajudar ao máximo possível” diz Kalyne Lima, copresidenta nacional da Cufa.
Algumas lideranças da Cufa e da FNA estão indo para Roraima, local onde essas instituições também já promoveram ações de ajuda humanitária, acompanhar in loco toda a mobilização e distribuição das doações.
“A nossa luta é por todos os povos. Não podemos ver o sofrimento desses irmãos indígenas, tão importantes para a construção da nossa sociedade, e não fazermos nada. A Frente Nacional Antirracista está junto com os Yanomamis”, declarou Anna Karla Pereira, coordenadora da Frente Nacional Antirracista.
O CEO da Favela Log, Thales Athayde também está indo para Roraima para acompanhar a logística de distribuição. “A CUFA sempre está do lado das populações originárias. Por isso, estamos chegando com tudo em Roraima, a fim de ajudar os Yanomamis a recuperarem uma vida digna”, disse Preto Zezé, copresidente nacional da CUFA.
Como doar – As doações em dinheiro serão feitas diretamente para Cufa Nacional pelo pix doacoes@cufa.org.br ou pela vakinha: https://www.vakinha.com.br/3412341
Confira os endereços das Cufas em Mato Grosso:
Cufa MT – Rua Custódio de Melo, 830 – Cidade Alta, Cuiabá
Contato: 66 9 9974 9559
Cufa Peixoto de Azevedo – Rua Argentina, 925 – Bairro Mãe de Deus, Peixoto de Azevedo
Contato: 66 9 2000 6828
Cufa Sorriso – Rua Iguaçu, 637 – Bairro Vila Bela, Sorriso
Contato (66) 9 9687 3665 ou (66) 9 9694 2705
Cufa Marcelândia – Rua Deiza Xavier P Casula, 118 – Vila Tupy, Marcelândia
Contato (66) 9 3300-1488
Cufa Alta Floresta Rua Primavera, 225 – Bairro Jardim das Flores, Alta Floresta
Contato (66) 9 9204 5536
Cufa Sinop – Rua Braz Claro dos Anjos, 2513 = Bairro Jardim Boa Esperança, Sinop
Contato (66) 9 9208 7807