Confira as previsões para Mauro Mendes, Emanuel e o time do Cuiabá em 2023

Fonte:

O ano de 2022 foi marcado por turbulências políticas, econômicas e sociais. Um ano de eleições presidenciais, de Copa do Mundo e de uma volta à normalidade após idas e vindas da pandemia de Covid-19.

Depois de tantas instabilidades, surgem os questionamentos e expectativas sobre o que esperar para o novo ano de 2023. Buscando por respostas, o MidiaNews conversou com o babalorixá Olory Egbe Babalorisa Paulo de Osumaré, conhecido como Pai Paulo.

Babalorixá seria o homem escolhido pelas divindades para trazer de volta o culto ancestral na Terra, cuidando de todas as questões do ser humano na vida terrena, principalmente o espiritual.

Em seu templo Ile Dará Osumare Araka Axé Omin Ybu, no Bairro Alto da Bela Vista, em Várzea Grande, Pai Paulo jogou e leu os búzios na mesa de Ifá para tentar encontrar algumas respostas sobre 2023.

O ano deverá ser dos que têm forte personalidade e com maiores ligações familiares, depois de um 2022 de divisão. “Todo aquele de forte personalidade, bom caráter e determinação alcançará em 2023 o sucesso no trabalho. Já a família será o ponto alto do ano. Não é um ano individual, é um ano de conjunto”, explica.

Veja abaixo algumas previsões de Pai Paulo para 2023:

Segundo mandato de Mauro Mendes

Pai Paulo vê um ano em que Mauro Mendes (União) vai se dedicar ainda mais ao trabalho à frente do Governo, mais do que no primeiro mandato, com um modelo de gestão que pode descontentar alguns políticos antigos.

“Quem fala aqui nos búzios é o próprio Odi, odu que vai reger o ano. Esse mandato de Mauro Mendes será de muito trabalho e transformações para Mato Grosso, mais até do que no primeiro”, disse Pai Paulo.

Segundos os búzios, Mauro estará mais exigente com seus comandados. Pai Paulo viu ainda que a administração será boa aos mato-grossenses e que ele focará mais na área da Saúde.

Porém, deve ter cuidados com a saúde dele ou de sua família, pois pode haver momentos em que ele pode ter de se ausentar do comando do Estado.

Ainda segundo o babalorixá, Mendes está com um grupo forte, com pessoas que se enquadram no seu perfil. Se ele se atentar a isso, seria um grupo que passará 8, 12 anos à frente do Estado.

“Nesse momento, se Mendes indicar um nome para Prefeitura de Cuiabá ou Várzea Grande, essa pessoa estaria eleita”, analisou.

Emanuel Pinheiro

Sobre Emanuel Pinheiro (MDB), que entra em seu penúltimo ano de mandato à frente da Prefeitura de Cuiabá, Pai Paulo relembra quando previu que ele ganharia as eleições e faz um alerta de que Emanuel está deixando à mostra uma negatividade do caráter dele, o que pode ser perigoso.

Na leitura, diz que os búzios preveem para Emanuel um ano “agitado e problemático”, com poeira e folha seca, significando sujeiras.

“O odu Ossá diz que ele precisa rever a conduta, dialogar. Às vezes, dar um passo para trás mostra a grandeza de um grande administrador”, disse.

Brasil

Segundo o babalorixá, o Brasil passará por uma reforma no sentido de as pessoas estarem acreditando mais que “é possível”. Vai ser o início de um período melhor para o Brasil.

“O ano para o brasileiro será propício, bom, cheio de fartura, prosperidade. As coisas vão reagir muito positivamente em torno dos que buscam trabalhar, estudar, progredir”, diz ele.

Segundo Ifá, as pessoas também devem ser mais justas para com o governo, sendo uma via de mão dupla, sem sonegação ou tirar benefício próprio das situações.

Governo Lula

Para o futuro presidente Lula (PT), que toma posse neste domingo (1°), quem responde os búzios é o odu Obará, que representa renascimento, trazendo previsões positivas. Eles mostraram que a primeira área que Lula trabalhará é na luta contra a pobreza e pela justiça social.

“Algumas pessoas preocupam que vão ter de abaixar seus padrões. Não vai abaixar padrão nenhum de ninguém, apenas uma classe mais desassistida será agora assistida. Obará diz que o País vai caminhar numa situação de organização e justiça social. Então, se há um termo que definirá o primeiro ano de mandato de Lula, será ‘justiça social’”, enfatizou.

Segundo ele, os búzios mostraram que em 2023 a economia estará melhor que em 2022, com prosperidade para os brasileiros e com mais justiça social.

Jair Bolsonaro

Sobre a situação do agora ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para 2023, quem responde é Oxê. “Inconformado e depressivo. Ele ainda não entendeu que a água de um rio não corre para trás, só para frente”, leu Pai Paulo.

O babalorixá alerta que escolhas erradas de Bolsonaro podem afetar e ferir muita gente. “Ele mesmo está escolhendo o pior lugar para ele na história. Ele está deixando pessoas entristecidas e iludidas. Isso amanhã vai responder na história dele”, disse.

Cuiabá EC

Para falar da equipe do Cuiabá Esporte Clube, quem se apresenta é o odu Etaogundá, que traz como símbolo a bifurcação. O que ele diz é que no ano o clube terá atletas dedicados e um bom retorno financeiro.

Além disso, o clube deve conseguir a permanência na série A por mais um ano.

“Etaogundá diz que a equipe tem o caminho da vitória, a tendência é a equipe continuar na primeira divisão. Mas como aparece a bifurcação, a gestão do clube é quem vai definir a permanência, se houver investimentos e força de vontade de permanecer. Tem que haver evolução de parte técnica e física”, alertou.

Saúde

Antes de jogar os búzios, o babalorixá já alertou que o ano de 2023, ano 7, terá a regência do sétimo odu, Odi, o que já mostra a presença de doenças. Febres, doenças que vão e voltam e viroses podem estar em alta.

O alerta dele vai em especial para as pessoas com mais de 60 anos, para que redobrem os cuidados com sua saúde. “O ano fala sobre muitas doenças sobre os mais velhos, os idosos vão ter que redobrar os cuidados. Vai haver mais risco para eles do que para outras idades e grupos”.

Além disso, uma melhora na condição de alimentação dos mais pobres no próximo ano pode significar prevenir muitas enfermidades para os brasileiros.

Cuidados e dicas para o ano

O babalorixá faz um alerta especial para as mulheres, pois será um ano que a violência sexual e o feminicídio, infelizmente, ainda estarão em alta.

Apesar disso, deve ser um ano de melhoras econômicas e sociais, e apaziguação dos ânimos.

“Em 2023, temos a presença de Oxossi, que é a fartura, prosperidade, avanços, conquistas, o que trata a Terra e ela responde com colheitas, mas também a de Omolu, que entrará os castigos sociais, onde temos de atender aos menos favorecidos”, explicou pai Paulo.

A cor para o domingo deve ser o branco. “Neste ano, o dia primeiro será domingo. Domingo é dia do branco, o dia que todos os orixás vêm do plano superior, o orixá funfun [são divindades primordiais, os primeiros Orixás]. Branco é da paz, da harmonia, do dialogo e do caráter, que será algo muito cobrado em 2023”, completou.

Fonte: Midianews