Australiano que se apaixonou por Cuiabá e é recebido pelo prefeito Emanuel Pinheiro

Fonte:

Simpatia, sorriso largo, português com sotaque, entusiasmo e paixão pelo Brasil servem como uma rápida apresentação do turista australiano Simon Gurney. Há dez dias ele visita Cuiabá e já se tornou o gringo queridinho dos cuiabanos. O encantamento pela capital ganhou as redes sociais e em agradecimento pelo carinho, Simon foi recebido pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na tarde de segunda-feira (26).

No Palácio Alencastro, ao lado do gestor, ele pode conhecer mais de Cuiabá, assim como um pouco da história política da capital mato-grossense.

“Eu como prefeito da capital só posso agradecer por tanto carinho pela nossa cidade. Trabalhamos de forma incansável para fomentar o turismo. Seja muito bem-vindo”, disse.

Os parques Mãe Bonifácia, Tia Nair e Parque das Águas foram os primeiros pontos de visitação de Simon, que gravou vídeos contando a experiência. O encanto pelos animais foi grande já que ele contou nunca ter  visto de perto macaco, cutia, capivara e acreditem nem pato. Não pensou duas vezes pegou o celular e começou a gravar com euforia sobre este primeiro contato direto com a natureza.

Segundo Simon Gurney, a paixão pelo Brasil começou quando,  em Sydnei, ele dividiu uma casa com brasileiros.  Curioso, passou a buscar a aprender o idioma e um pouco mais da cultura.

“Eu decidi fazer este tour pelo Brasil em 2020,  mas devido a pandemia acabei protelando, porém depois que percebi que a situação da pandemia já estava controlada decidir partir. Estou há dois meses no país e já conheço São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e agora, Mato Grosso. Estou amando a cidade, as pessoas e, principalmente, a comida”, afirma.

Simon define os cuiabanos como simpáticos e educados. Relata que também lhe chama à atenção à disposição das pessoas em ajudá-lo. Conta que precisava achar um endereço e parou em uma barbearia para perguntar, o barbeiro deixou o que estava fazendo e explicou detalhadamente como ele chegaria no lugar.

“Não que o povo australiano seja mal educado, eles são muito educados, mas não tem essa simpatia, eles são bem mais fechados. Para você ter ideia eu passei o Natal na casa de uma família cuiabana, isso nunca aconteceria na Austrália”, explica.

Outra paixão que o australiano desenvolveu por Cuiabá foi pela culinária, em especial pelo prato batizado como ‘Maria Isabel’ e o tradicional baguncinha.

“Além da comida espetacular, me chama à atenção as praças no centro da cidade. Todas às vezes em que saio do hotel percebo que a cidade mantém alguma atração acontecendo nelas”, ressaltou.

De acordo com o turista australiano, a ideia inicial seria ficar em Cuiabá uma semana, porém ele está há dez dias e ainda não sabe quando irá para o seu próximo destino, que será Rondônia.

“Quero conhecer todo Brasil, mas por enquanto vou aproveitar o Mato Grosso e sem data para ir embora”, finaliza.

Para quem quiser acompanhar o tour do australiano Simon Gurney, podem acessar a rede social dele @simongurney, onde ele vem mostrando seu dia a dia, pela terra mais quente do Brasil.