Talvez relaxado por estar muito próximo de conseguir a permanência na Série A, o Cuiabá apresentou um futebol apático e acabou sendo derrotado pelo Atlético-MG pelo placar de 3 a 0, na noite desta quinta-feira (10), no Mineirão. Keno (2) e Vargas marcaram os gols da vitória do Galo que, dessa forma, deu um grande passo rumo à conquista da vaga para a Libertadores.
Já o Dourado que saiu em busca de um ponto para se garantir e acabou realizando sua pior atuação em todo o campeonato, pode garantir a permanência no próximo domingo quando recebe o Coritiba na Arena Pantanal, na última rodada. Para não correr risco de nada, basta um ponto para o time cuiabano. Mesmo que perca, o Cuiabá ainda conta com um saldo de 6 gols frente ao Atlético-GO que sai para enfrentar o América precisando vencer, por goleada e torcer por derrota do time mato-grossense.
Primeiro tempo
Não levou nem cinco minutos para que o Atlético saísse na frente do placar. Mariano foi ao fundo e cruzou na área, onde Keno estava desmarcado para tocar para a rede. Pouco depois, o Galo continuou em cima e quase aumentou em chute de Nacho Fernández, mas Walter fez boa defesa. O Cuiabá arriscava-se nos contra-ataques, mas sem nunca levar real perigo à baliza de Éverson. Quase no fim do tempo regulamentar, o Atlético chegou ao segundo gol. Vargas entrou pela direita e cruzou rasteiro para Keno escorar: 2 a 0. O VAR validou o lance após alguns instantes de checagem.
Keno, com dois gols, foi o destaque da vitória do Atlético, com dois gols – Pedro Souza / Atlético
Segundo tempo
O Cuiabá voltou tentando surpreender o Atlético. Camilo, em chute de longe, assustou o Galo. Mas foram os donos da casa que retomaram o domínio do jogo sem muita dificuldade. Desta vez, houve retribuição entre os parceiros de ataque, Keno e Vargas. O baiano chutou de fora da área. a bola bateu na defesa e caiu assim no pé do chileno, que mandou para o gol e aumentou a vantagem. O Cuiabá estava abatido e assim, não teve chances contra o Atlético. Por sua vez, o Galo se despediu de sua torcida a um passo de garantir lugar na próxima Libertadores.
ATLÉTICO 3×0 CUIABÁ – 37ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Data e horário: 10/11/2022, às 20h (de Brasília)
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Gols: Keno, 3’/1ºT (1-0); Keno, 45’/1ºT (2-0); Vargas, 10’/2ºT (3-0)
ATLÉTICO: Éverson; Mariano, Jemerson, Réver (Nathan Silva, 26’/2ºT) e Dodô (Rubens Dias, 26’/2ºT); Otávio, Jair (Calebe, 35’/2ºT), Zaracho (Pavón, 35’/2ºT) e Nacho Fernández; Keno (Ademir, 34’/2ºT) e Vargas. Técnico: Cuca.
CUIABÁ: Walter; João Lucas, Joaquim, Alan Empereur e Igor Cariús; Camilo, Denílson e Rafael Gava (Osorio, 21’/2ºT); Jonathan Cafu (Felipe Marques, 33’/2ºT), Deyverson (Rodriguinho, 45’/2ºT) e André Luís (Lucas Cardoso, 33’/2ºT). Técnico: António Oliveira.
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP) e Michael Correia (RJ)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Keno (CAM); Deyverson, Igor Cariús, Alan Empereur (CUI)
Probabilidades de rebaixamento cai para 0,5%
De acordo com o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mesmo com a derrota, o Dourado segue com ampla vantagem na luta contra o rebaixamento. Segundo as projeções, as probabilidades de queda do Dourado são de apenas 0,5%. Já o Atlético-GO que ameaça o time cuiabano, as probabilidades de queda são de 99,5%. Foram rebaixados para a Série B de 2023 os times do Juventude, Avaí e Ceará.