O Cuiabá deu um salto em sua luta para se safar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Jogando contra o Botafogo, na noite desta terça-feira, em pleno estádio Nilton Santos, o Dourado derrotou o time carioca por 2 a 0, com gols de André Luis e Deyverson. Com esse triunfo, a equipe comandada pelo técnico António Oliveira pegou o elevador e subiu para 37 pontos, ultrapassando o Coritiba e chegando à 15ª colocação.
Com a derrota, o Glorioso ficou mais distante de conseguir uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem, ficando com 47 pontos. Depois deste novo tropeço, o time carioca estaciona assim na décima colocação da tabela.
Primeiro tempo
Praticamente com quatro atacantes, o Botafogo começou apertando o Cuiabá. O Glorioso teve duas chances, logo de cara, com Tiquinho Soares. Primeiramente, o atacante bateu para fora, mas depois seu chute foi em cima do goleiro Walter. Júnior Santos também esteve perto de abrir o placar numa cabeçada; novamente Walter interveio. O goleiro, aliás, fez bela defesa em disparo de Gabriel Pires e fez um bom golpe de vista em chute de Tchê Tchê. Mas, quem não faz, leva, e o Botafogo foi punido antes do intervalo. Em rápido contra-ataque, Jonathan Cafu cruzou para André Luís cabecear e fazer 1 a 0 para o Cuiabá.
Embora tentasse apertar o Cuiabá, o Botafogo errava muitos passes e entregava a posse da bola ao adversário. Numa destas chegadas, veio o segundo gol: Rafael Gava bateu córner e Deyverson cabeceou para fazer o segundo gol dos visitantes. O técnico alvinegro, Luís Castro, tentou sacudir o time com substituições e mudanças táticas, mas foi o Cuiabá que quase marcou o terceiro. Se não fosse por Gatito, Marcão teria feito o gol. Por outro lado, o Botafogo finalizava, mas não acertava o alvo. Sob vaias e protestos de uma torcida irritada, o Alvinegro não furou o bloqueio dos mato-grossenses, que seguraram o jogo até a confirmação da vitória.
Veja os gols e melhores momentos
ROMPEU A SECA
Essa foi a primeira vitória do Cuiabá fora de casa no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Foram apenas três pontos conquistados pela equipe longe da Arena Pantanal. No campeonato, em 18 partidas, esse foi apenas o 4º triunfo da equipe longe de Mato Grosso.
NADA DE CALDEIRÃO
Esse foi a 18ª partida do Botafogo dentro do Estádio Nilton Santos neste Brasileirão e a 9ª derrota. Os cariocas só venceram cinco partidas dentro de seus domínios e são um dos piores mandantes do campeonato.
COMO FICA
O Botafogo segue na 10ª posição com 47 pontos, mas ainda pode ser ultrapassado pelo América-MG, que tem 46 e joga nesta quarta-feira. A derrota complica o sonho alvinegro por uma vaga na pré-Libertadores. São três pontos de distância para o oitavo colocado e a diferença pode se ampliar ao fim da rodada, com São Paulo, Fortaleza e Atlético-MG ainda por jogar.
O Cuiabá vai a 37, dorme na 15ª colocação e abre três pontos para o primeiro time dentro da zona de rebaixamento, o Ceará.
CALENDÁRIO
A próxima partida da equipe carioca será apenas na segunda-feira dia 7 de novembro, às 20h, quando viaja para Belo Horizonte para encarar o Atlético-MG no Mineirão. O Dourado recebe o Palmeiras, que pode já ser campeão brasileiro, no domingo (06), às 16h na Arena Pantanal.
BOTAFOGO 0x2 CUIABÁ – 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: 01/11/2022, às 19h (de Brasília)
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 14.882 pagantes (16.365 presentes)
Renda: R$ 425.478,00
Gols: André Luís, 41’/1ºT (0-1); Deyverson, 7’/2ºT (0-2)
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges (Rafael, 10’/2ºT), Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires (Montes, 10’/2ºT) e Victor Sá (Lucas Fernandes, intervalo); Júnior Santos (Matheus Nascimento, 32’/2ºT), Tiquinho Soares e Jeffinho (Luís Henrique, 32’/2ºT). Técnico: Luís Castro.
CUIABÁ: Walter; Marllon, Joaquim e Alan Empereur; Jonathan Cafu (João Lucas, 48’/2ºT), Marcão, Rafael Gava (Camilo, 34’/2ºT), Pepê (Denílson, 44’/2ºT) e Igor Cariús; André Luís (Felipe Marques, 34’/2ºT) e Deyverson (Rodriguinho, 48’/2ºT). Técnico: António Oliveira.
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP) e Leirson Peng Martins (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA-SP)
Cartões amarelos: Luís Henrique (BOT); Joaquim (CUI)
Veja a classificação atualizada
Veja as notas dos jogadores do Cuiabá
Walter: segurou a pressão inicial do Botafogo com ao menos três ótimas defesas e passou segurança para o Cuiabá buscar a vitória. Em seu segundo jogo após a lesão, foi novamente fundamental e mostra que será peça essencial na reta final do Brasileirão. Nota: 8,0.
Deyverson: iniciou a jogada que o Dourado abriu o placar e marcou, de cabeça, o segundo gol da partida, já na etapa final, após cobrança de escanteio de Rafael Gava. O artilheiro da equipe no Brasileirão chegou ao seu sexto gol em 13 jogos e se consolida como principal contratação para a temporada. Nota: 8,0.
André Luís: ligado na partida e com muito vigor físico, fez uma de suas melhores exibições com a camisa auriverde. Em contra-ataque mortal, recebeu cruzamento de Jonathan Cafú e cabeceou firme para marcar o primeiro do Dourado no jogo. Nota: 7,5.
Jonathan Cafú: recebeu sua primeira oportunidade como titular no Brasileirão e foi bem. Deu assistência para André Luís e ainda contribuiu na recomposição defensiva. Nota: 7,5.
Veja as notas:
- Walter [GOL]: 8,0
- Joaquim [LAD]: 7,0
- Marllon [ZAG]: 7,0
- Alan Empereur [ZAG]: 6,5
- Igor Cariús [LAE]: 6,5
- Marcão [VOL]: 7,0
- Rafael Gava [VOL]: 7,5
(Camilo [VOL]: 6,5) - Pepê [VOL]: 7,0
(Denilson [VOL]: sem nota) - Jonathan Cafú [ATA]: 7,5
(João Lucas [LAD]: sem nota) - André Luís [ATA]: 7,5
(Felipe Marques [ATA]: 6,5) - Deyverson [ATA]: 8,0
(Rodriguinho [ATA]: sem nota)