A exatos 6 dias das eleições, o governador Mauro Mendes (UB) acumula 73,08% dos votos válidos, de acordo com a nova pesquisa do Instituto Gazeta Dados, divulgada nesta segunda-feira (26.09). Os números mostram que Mauro segue crescendo na preferência dos eleitores de Mato Grosso.
Em comparação com a pesquisa anterior, registrada no dia 25 de agosto, Mauro cresceu 5 pontos percentuais, subindo de 68% para 73%.
De acordo com a pesquisa, Márcia Pinheiro, do PV, caiu 4 pontos percentuais. Agora ela tem 21% dos votos válidos e, em agosto, tinha 25%. Pastor Marcos Ritela, do PTB, passou de 5% para 3%, e Moisés Franz, do Psol, de 2% para 1%. Os votos válidos não consideram os votos brancos, nulos e indecisos.
Conforme o documento, na modalidade estimulada (quando é apresentado ao eleitor as opções de candidato), Mauro aparece com 57% das intenções de voto. Márcia Pinheiro tem 17%, Pastor Marcos Ritela 3% e Moisés Franz 1%.
O número de eleitores indecisos também caiu de 39%, em agosto, para 16% na nova pesquisa. Votos brancos e nulos passaram de 5% para 6%.
A pesquisa
A pesquisa do Instituto Gazeta Dados usa amostra por quotas, proporcionais às características socioeconômicas da população. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-01203/2022.
Adversária de Mauro, Marcia Pinheiro (PV) teve crescimento de 3%. Antes ela era apontada por 14% dos eleitores, agora 17% afirmam votar na esposa do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Mesmo com o pequeno aumento, a porcentagem de votos válidos caiu para 21,79% que antes era 25%, devido ao crescimento de Mendes.
O pastor Marcos Ritela (PTB) se manteve com 3%, assim como Moisés Franz (PSOL) permanece com 1%. Contabilizando os votos válidos, Ritela soma 3,85% e Franz 1,28%. A opinião dos entrevistados que não responderam ou não sabiam tiveram uma queda significativa em quase um mês entre uma pesquisa e outra. Antes somando 39%, na atual pesquisa apenas 16%
Gazeta Dados
Na modalidade espontânea, quando não se dá nenhuma opção de candidato ao entrevistado, Mendes subiu de 25% para 43%, Marcia que antes tinha 6% foi para 10%, Ritela e Franz se mantiveram com 2% e 1% respectivamente.
Não responderam ou não sabem que antes somavam 66% teve uma queda para 44% nesta modalidade. Rejeição No quesito rejeição, ambos os candidatos ao governo que despontam na pesquisa tiveram um pequeno aumento. A esposa do prefeito Emanuel Pinheiro continua sendo a mais citada quando o questionamento era em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. Antes com 11%, Marcia contabilizou agora 14% enquanto Mauro que antes aparecia com 9% subiu para 12%. Marcos Ritela foi citado por 8% mantendo a porcentagem da primeira pesquisa, enquanto Moisés Franz que tinha 7% baixou para 6%. 15% optaram pelo questido ‘nenhum deles’ e 45% não souberam ou não quiseram responder.
Pesquisa foi realizada entre 22 a 25 de setembro e ouviu 1080 pessoas de forma presencial. A metodologia da pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional do Estado de Mato Grosso, abrangendo 46 municípios das regiões norte, nordeste, sudoeste, centro sul e sudeste.