‘Namoro’ entre onças dá errado e termina em briga no Pantanal; vídeo

Fonte:

Uma tentativa de “namoro” entre duas onças-pintadas não deu certo e terminou em briga no Parque Estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, no Pantanal Mato-grossense e terminou em briga entre os dois felinos.

O flagrante resultou ainda na descoberta de uma onça macho que, até então, não estava catalogada. O guia de turismo Ailton Lara, de 41 anos, foi o responsável pelo registro.

Veja o vídeo

“A fêmea não aceitava e ele estava indeciso, porque não sabia se ela estava realmente no cio. Prova disso é que ele abria a boca várias vezes para identificar o feromônio, porque não queria perder tempo”, explicou.

Ele contou ao g1 que as onças estavam sendo observadas às margens do rio por vários barcos, mas resolveram entrar na mata, o que fez com que vários grupos desistirem de continuar ali, exceto o dele. Essa espera foi recompensada pelo achado tão importante ao grupo que monitora os felinos do parque.

“Isso evidencia que temos mais onças do que se imaginava”, disse.

A onça fêmea que aparece no vídeo é monitorada pelos guias de turismo da região e se chama Buhee.

Trabalho voluntário

Há duas décadas trabalhando com turismo e dono de uma pousada, Lara criou um grupo de voluntários para observar as onças durante os passeios de barco. As informações coletadas são usadas para orientar os visitantes e também são compartilhados com a Escola Bacharel de Arruda, em Poconé.

Cerca de 420 alunos recebem lições sobre conscientização ambiental e aprendem sobre o comportamento dos felinos, as dificuldades enfrentadas pelos filhotes e a busca por comida no Pantanal.

“A gente só preserva o que conhecemos. Então, incentivamos nossas crianças. Elas são o futuro e a conservação ambiental deve ser ensinada”, finalizou.

Fonte: G1 MT