O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta sexta-feira (19), às 8h, a revitalização do monumento que representa a Brazuca, bola utilizada na Copa do Mundo de 2014. Após passar por um completo processo de restauração, a réplica será instalada na área externa do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha.
O trabalho foi coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e contou com a atuação dos artistas plásticos regionais Regis Gomes e Sued J. Ferreira. Por meio dessa ação, a Brazuca recebeu toda intervenção necessária para recuperar seu visual original que foi desgastado com o passar do tempo.
O monumento ficará no mesmo espaço em que hoje se encontram as esculturas dos eternos craques Fulepa, (Goleiro do Mixto), Avião (zagueiro do Dom Bosco), e Bife (centroavante do Operário de Várzea Grande), que também foram instaladas pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.
A réplica foi construída pela própria Prefeitura de Cuiabá, como símbolo da Copa do Mundo no Brasil, que teve a capital mato-grossense como uma de suas subsedes. A bola foi feita de material de fibra, possui aproximadamente dois metros de diâmetro e, desde 2014, nunca havia recebido um trabalho de revitalização.