PF faz operação contra tráfico internacional de drogas e cumpre mandados em VG

Fonte:

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17.08), a operação Efeito Cascata, voltada à repressão do crime organizado, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. As diligências ocorrem em diversos municípios brasileiros, incluindo Várzea Grande.

Ao todo, os policiais cumprem 29 mandados de prisão preventiva, 34 mandados de busca e apreensão, ordens de bloqueio de ativos financeiros de R$500 milhões, bloqueio de veículos e sequestro de, pelo menos, 18 imóveis com valor estimado superior a R$25 milhões.

Também foi determinada a suspensão da atividade econômica de um contador e 19 empresas, com ordem de lacração dos estabelecimentos. Além de Várzea Grande, também ocorrem diligências em São Paulo (SP), Baixada Santista, Rio de Janeiro (RJ) e  Maringá (PR).

Conforme a PF, a investigação foi iniciada em julho de 2020 e levou à apreensão de 7.736 Kg de cocaína em dez eventos, em Mato Grosso, Sergipe, São Paulo e Rio de Janeiro, além de 28 veículos (caminhões, semirreboques e automóveis). Ao todo, 21 pessoas foram presas em flagrante por crime de tráfico de drogas no período da investigação. A investigação também identificou movimentações bancárias milionárias.

Dentre as apreensões, destacam-se 652 Kg de cocaína localizados em Comodoro (6369 km de Cuiabá), próximo à fronteira boliviana, em setembro de 2020. Ainda de acordo com a PF, a Receita Federal, com autorização da Justiça, contribuiu para a investigação, compartilhando informações em tempo real sobre empresas, cargas, itinerários, contêineres e movimentação portuária. Também foi solicitada cooperação jurídica internacional.

Fonte: PNB