Um rapaz de 21 anos foi autuado pela Polícia Militar de Mato Grosso por maus-tratos contra um boto-cor-de-rosa em um local conhecido como Recanto dos Botos, no Lago dos Veados, no município de Luciara, a 1.180 km de Cuiabá. Os policiais conseguiram localizar o suspeito, após denúncia anônima.
Um vídeo que mostra o momento da agressão foi postado em uma rede social. Nas imagens, é possível ver o jovem, que é morador de Canabrava do Norte e pessoas perto dele colocando um pedaço de peixe na água para atrair o mamífero. Quando o animal se aproxima, é agarrado pela cauda.
Segundo o registro policial, o rapaz usa “força física” e o “segura à força”.
Em depoimento, o jovem declarou que “estava em confraternização com familiares e que foi alimentar o boto, como de costume cultural no acampamento, onde, sem intenção de maltratar ou machucar o mamífero, o mesmo decidiu fazer uma brincadeira para a família, onde segurou o boto pela cauda”, consta.
Ainda conforme a polícia, o homem infringiu o Art. 32 da Lei 9.005 de 1998: “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena por tal é detenção de três meses a um ano, além de multa.
Um termo circunstanciado foi assinado e o suspeito comprometeu-se a comparecer ao Juizado Especial Criminal da Comarca de São Féliz do Araguaia para audiência no dia 13 de setembro.
Fonte: G1 MT