O deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) afirmou, na manhã desta sexta-feira (08), que a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados vai elaborar um relatório técnico a respeito das obras do Veículo Leve Sob Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá e que vai encaminhá-lo aos órgãos fiscalizadores, incluindo o Tribunal de Contas da União (TCU), indicando pela conclusão da obra.
O parlamentar esteve acompanhado de técnicos e outros representantes da comissão para vistoriar o modal em Cuiabá e Várzea Grande. Para ele, o que aconteceu no Estado foi “um grave erro de administração”, que causou prejuízo aos cofres públicos e à população, que segue sem solução para o problema no transporte público nas duas cidades.
“O investimento foi feito e tudo que foi feito está aí sem utilidade. Ou seja, não tem efetividade e efetividade é um dos princípios da administração pública. O administrador público não pode pecar por isso. Se foi utilizado recurso público ele tem que dar utilidade a esse investimento, e isso não vemos aqui”, disse.
“Eu sei que aqui foi gasto mais 1 bilhão de reais do Estado para atender essas duas cidades e, quando era a hora de ter a solução para o problema da mobilidade, não houve”, completou Rocha.
A visita da comissão contou com a presença dos deputados federais Emanuelzinho (MDB), José Medeiros (PL), do vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) e do prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB).
A comitiva percorreu da Avenida Fernando Corrêa, no Viaduto Jornalista Clóvis Roberto, até o Centro de Manutenção e Controle Operacional (CMCO) do VLT Cuiabá-Várzea Grande, local de armazenamento dos vagões do VLT.
Ainda conforme Hildo Rocha, o relatório deverá ficar pronto num prazo máximo de 60 dias, assim que os trabalhos forem concluídos, será analisado pela Comissão e em seguida, encaminhado ao TCU.
“Nós estamos constatando aqui realmente, uma obra inacabada, com muito recurso e pelo que nós percebemos, sem nenhuma boa vontade de fazer com que essa obra seja efetivada. (…) Em média, um ou dois meses um relatório desses estará pronto para que a gente possa estar submetendo a apreciação da comissão e em seguida, encaminhar aos órgãos que deve tomar as providências para que essa obra seja concluída”, acrescenta o deputado.
Conferência VLT/BRT
Na quinta-feira (07), Cuiabá realizou a Conferência Municipal Sobre o Modal de Transporte Público (VLT X BRT), que promoveu um debate técnico sobre o assunto.
“O Brasil vai pressionar Cuiabá, Várzea Grande e Mato Grosso para evitar que esse maior escândalo com o dinheiro público não se eternize e para que possamos comprovar, através da paralisação das obras, que todos os dados que o Governo do Estado utilizou para trocar o modal para BRT foram fraudados. O TCU vai julgar o mérito da nossa ação que suspendeu a licitação do BRT e, após o final do relatório técnico da Comissão, vão ter os instrumentos necessários para anular a lei na Assembleia que autorizou a troca do modal e conseguir na Justiça a retomada e conclusão das obras do VLT”, declara o prefeito Emanuel Pinheiro.
Fonte: Repórter MT