Bolsonaro mantém liderança em Mato Grosso, mas Lula ‘cresce’ 10%

Fonte:

A pesquisa eleitoral para a Presidência da República em Mato Grosso, realizada pelo instituto Percent Brasil Pesquisas e Informação, entre os dias 1 e 6 de junho de 2022, apontou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) terá uma disputa mais acirrada com o ex-presidente Lula (PT), no estado.

O petista ganhou 10 pontos percentuais, em relação a pesquisa anterior, realizada em fevereiro deste ano, enquanto o atual gestor ficou estagnado nas intenções de voto.

De acordo com o Percent Brasil, Bolsonaro tinha 47,7% das intenções de voto na modalidade estimulada (quando os candidatos são apresentados pelo pesquisador), em fevereiro deste ano. Em junho, ele permaneceu praticamente intacto, com 47,5% dos entrevistados afirmando que votariam nele.

O ex-presidente Lula, no entanto, demonstrou uma evolução significativa. O petista tinha 22,5% das intenções de voto na pesquisa de fevereiro, contra 32,6% no apontamento feito em junho, pelo Percent Brasil. Foram 10,1% a mais de eleitores, em uma margem de pouco mais de três meses.

O terceiro colocado é Ciro Gomes (PDT), que assim como Bolsonaro, também ficou estagnado, tendo registrado 4,7% em fevereiro e 4,3% em junho. Simone Tebet fecha a lista, tendo apontado 1,3% das intenções de voto em fevereiro e apenas 0,8% na pesquisa deste mês.

A pesquisa foi realizada pelo Percent Brasil entre os dias 1 e 6 de junho de 2022 e tem margem de erro de 3,44% para mais ou para menos. Foram entrevistadas 812 pessoas, por telefone e a amostragem tem intervalo de confiança de 95%. Ela está registrada no TRE sob o número 00632/2022.

ESPONTÂNEA E SEGUNDO TURNO

Na avaliação espontânea, quando não é apresentada a lista de candidatos, Jair Bolsonaro lidera com 43,8% dos votos. Lula aparece com 26,6% e Ciro Gomes com 1,3%.

A senadora Simone Tebet possui 0,2%, assim como Luiz Felipe D’Avila e Pablo Marçal. André Janones tem 0,1%, empato com o ex-juiz Sérgio Moro, que não será candidato a presidente.

Em um eventual segundo turno, Bolsonaro levaria vantagem em Mato Grosso com cerca de 13 pontos percentuais de diferença. O atual presidente tem 48,4% das intenções de voto, contra 35,4% do ex-presidente Lula. A pesquisa apontou ainda que 6,5% dos eleitores anulariam o voto e outros 9,2% estão indecisos.

A rejeição também aponta vantagem para Bolsonaro, em Mato Grosso. Segundo a pesquisa, 42,8% dos entrevistados afirmou que não votariam no expresidente Lula de forma alguma. O atual presidente também não seria votado por 32,3% dos eleitores, de acordo com o apontamento do Percent Brasil.

Fonte: Folhamax