Baixa procura: Cuiabá prorroga vacinação contra a gripe e o sarampo

Fonte:

A campanha foi iniciada em 11 de abril, mas na Capital apenas 42.425 pessoas vacinaram contra a gripe, o que corresponde a 20,30% do público-alvo. Em relação ao sarampo, foram aplicadas 8.814 doses, ou seja, 18,05% da meta.

A vacinação ocorre das 8h às 17h, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) – exceto aquelas que aplicam o imunizante contra a covid-19 pediátrica. Na zona rural, estarão abertas as UBS Guia, UBS Aguaçu e UBS Rio dos Peixes. Para vacinar é necessário levar a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto.

Prevenção

A Secretaria de Saúde de Cuiabá alerta para a importância da imunização contra a gripe, principalmente com a proximidade da época mais fria do ano, quando costuma haver aumento de problemas respiratórios e gripes.

A vacina contra a gripe protege contra a Influenza A (H1N1), a Influenza B e a Influenza A (H3N2).

Público-alvo

O público-alvo para a gripe é: trabalhadores da saúde; idosos a partir dos 60 anos; crianças de 6 meses a 4 anos; gestantes e puérperas; professores; profissionais das forças armadas e salvamento; funcionários do sistema de penitenciário e socioeducativo; caminhoneiros; profissionais de transporte de longa duração e portuários; imunossuprimidos e pessoas com comorbidades e deficiência permanente; doença respiratória crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica; pessoas com diabetes, obesas, transplantadas e trissomias.

Já contra o sarampo, a prioridade é vacinar crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentes da situação vacinal, assim como profissionais de saúde.

Fonte: Primeira Página