Cuiabá já vinha tendo dias mais amenos desde o início de maio e, na semana passada, a previsão era de que a capital teria recorde de frio ainda este mês. A cidade, tida como a mais quente do país e conhecida como “Cuiabrasa”, não fará jus ao apelido, nem nesta semana, nem na próxima.
O tempo virou logo após o eclipse da lua na noite de domingo (15) e a segunda-feira amanheceu molhada, fria e de céu encoberto. A secura do ar deu uma trégua e já bate em 80%. Na semana passada a média estava em 30%. O mínimo recomendado para a saúde é 60%.
A Capital deve registrar frio recorde deste ano, com mínima de 4 graus, a partir da próxima quarta-feira. A população terá que tirar os casacos mais grossos do armário, pois na quarta-feira (18) a temperatura começa a despencar, com mínima de 6ºC.
A partir de quinta-feira (19), quando a temperatura baixa para 4°C e possibilidade de geada ao amanhecer. Geada, aliás, é algo raríssimo de acontecer em terras de Moreira Cabral, Rondon e Miguel Sutil.
O frio deve permanecer durante toda a semana. Na sexta-feira (20) a mínima será de 5ºC, abrindo um fim de semana também gelado. Sábado (21) os termômetros marcarão 4ºC novamente e, no domingo (22), 7ºC.
Na semana seguinte o frio persiste, mas menos intenso, com temperaturas na casa dos 10 graus. O frio só deve dar trégua na quinta da semana que vem. Até lá, chá quente, prudência no trânsito e canja de galinha, que não faz mal a ninguém.
Fonte: Repórter MT