O governador Mauro Mendes (União) afirma que estão mentindo os deputados que acusam o Governo do Estado de querer taxar o gás natural veícular. De acordo com ele, o projeto de lei aprovado cria uma taxa de 1% apenas sobre o gás natural industrial e não afetará os motoristas, portanto.
“GNV está fora. Se alguém disse o contrário, está mentindo”, disse Mauro Mendes, em entrevista no Palácio Paiaguás na quarta-feira (13), mesmo dia no qual a Assembleia Legislativa aprovou o texto base do PL.
Na próxima semana deve ser analisada uma emenda do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) que retiraria o GNV da taxação. O governador, no entanto, afirma que a medida não condiz com o projeto. O texto original da proposta, o PL nº 5/2022 (mensagem 2/2022), cita o gás natural para uso veicular e industrial.
Com a aprovação do projeto, a expectativa é de arrecadar R$ 4,8 milhões que serão convertidos em ações sociais. Porém, mesmo com a aprovação, o projeto precisará ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Fonte: Leia Agora