O governo de Mato Grosso está armazenando 63 mil doses da vacina Astrazeneca e aguarda avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ampliação da validade das doses. Diferente do que foi noticiado na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) espera a liberação para aplicação dos imunizantes como 4° dose.
Segundo a Anvisa, o pedido de ampliação do prazo de validade da vacina foi feito pela Fiocruz. No entanto, os técnicos do órgão tem o prazo de 30 dias para decidir sobre o pleito da fundação.
Diante da análise da Anvisa, a SES esclareceu que os municípios que ainda possuem doses da Astrazeneca vencidas estão sendo orientados a armazená-las até a deliberação da agência.
Sobre a aplicação da 4ª dose, a SES informou que houve a liberação para o público de mais de 80 anos com o esquema vacinal completo. De um total de 37.005 pessoas deste público elegíveis para a vacinação, 27.229 idosos já receberam o segundo reforço, ou seja, a cobertura vacinal é de 73,58% para esse público.
No dia 21 deste mês, o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo alertou sobre a possibilidade de Mato Grosso perder 65 mil doses de vacina devido ao vencimento e determinou a aplicação da 4ª dose aos maiores de 80 anos no estado.
Três dias depois, o secretário informou que houve uma liberação para aplicação das doses devido a reavaliação do prazo de validade do imunizante Astrazeneca. No entanto, a Anvisa anunciou que ainda não há uma definição sobre o pleito.
Alertado, o estado admitiu que orientou que os municípios não aplique as doses e faça o devido armazenamento enquanto espera a decisão da agência nacional.
Fonte: G1 MT