Pacientes reclamaram do tempo de espera para ser atendidos, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. Alguns esperaram cerca de 10 horas por atendimento.
Eles relataram também a falta de produtos de higiene como sabão e papel para lavar as mãos.
A Secretaria Municipal de Saúde informou por meio de nota que o atendimento na UPA Morada do Ouro atingiu a capacidade máxima. A unidade tinha três médicos atendendo e houve casos mais graves em que os pacientes têm prioridade no atendimento. Sobre a falta de produtos, a secretaria disse que a limpeza da unidade é feita por uma empresa terceirizada, que é responsável pela reposição dos insumos.
De acordo com os pacientes, alguns ficaram de 12h às 22h esperando por atendimento. Uma mulher relatou que estava com dor de ouvido e garganta e que depois de 10 horas ainda não havia passado por uma consulta.
Além disso, os pacientes informaram que somente a especialidade de pediatria estava realizando consultas e que não havia médico de outras áreas.
Confira a nota da Secretaria de Saúde na íntegra:
O atendimento na UPA Morada do Ouro nesta quinta-feira (17) precisou ser priorizado, pois foi atingida a capacidade máxima de internação na unidade.
Mesmo com três médicos atendendo, o atendimento de pacientes com a classificação verde e azul foi prejudicado pela grande demanda de pacientes amarelos, que necessitam de cuidados emergenciais;
A falta de sabão e papel foi pontual, pois a limpeza da unidade é feita por uma empresa terceirizada, que é responsável pela reposição destes insumos. Caso esteja em falta no momento da utilização do banheiro, o usuário também pode solicitar na recepção.
Fonte: G1