O Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) arquivou inquérito contra o prefeito de Sinop (479 km de Cuiabá) Roberto Dorner (PP). O gestor era acusado de ter recebido dinheiro ilícito na campanha eleitoral de 2010, quando concorreu ao cargo de deputado federal.
O suposto esquema foi delatado pelo ex-deputado estadual José Riva em sede de acordo de colaboração premiada. Segundo ele, a verba foi repassada pelo ex-governador Silval Barbosa aos candidatos do PP, em troca de apoio político.
A promotora que apurou o caso, Lindinalva Correia Rodrigues decidiu pelo arquivamento do caso, sob a alegação de que o ex-deputado José Riva não “precisou ou individualizou os valores e as condutas de cada um dos delatado”.
Ainda segundo a promotora, durante as diligências não foram identificados elementos que pudessem evidenciar o recebimento do dinheiro ilícito por Roberto Dorner.
O relator do processo no Conselho Superior do MPMT, Marcelo Ferra de Carvalho, assinalou ainda que inquérito semelhante, que apurava a mesma acusação contra o ex-candidato a deputado federal, Nicomedes Cruz de Almeida, justificando o arquivamento do feito com relação a Roberto Dorner.
“Assim, além das considerações feitas pela Promotora de Justiça solicitante em sua promoção de arquivamento, observe-se que José Geraldo Riva e Silval da Cunha Barbosa em nenhum momento afirmam pela participação do investigado Roberto Dorner no esquema de angariar o dinheiro ilícito que, supostamente, foi distribuído aos candidatos a deputados estadual e federal na campanha de 2010”, escreveu.
Fonte: Hipernoticias