Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), Barra do Garças (500 km de Cuiabá), Sapezal (512 km de Cuiabá) e Campo Novo do Parecis (400 km de Cuiabá) adotaram a decisão do governo do Estado também optando por flexibilizar o uso de máscara facial em ambientes fechados, públicos e privados.
Segundo os gestores, a medida leva em consideração a revogação, pelo governo estadual, do artigo 1º do Decreto Estadual nº 1.134/2021, que previa a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o Estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 8 de março.
No documento, o governador Mauro Mendes (DEM) definiu que fica a cargo dos prefeitos a decisão sobre a obrigatoriedade do uso do item de proteção individual que previne a contaminação com o coronavírus.
Os gestores municipais apontam ainda a queda significativa nos casos de covid-19, bem como o avanço da vacinação.
No total, 11 cidades de Mato Grosso já decretaram a flexibilização do uso da máscara, tornando- a facultativo. São elas Diamantino, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Tangará da Serra, Campo Verde, Nova Mutum, Chapada dos Guimarães, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Barra do Garças.
Todos os municípios já que aderiram à nova medida decretaram obrigatório o uso da máscara apenas nas unidades hospitalares, públicas e privados, e para pessoas com sintomas gripais ou infectadas pela covid-19.
Fonte: Hipernotícias