O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) afirmou nesta quarta-feira, 9 de março, que não acredita na candidatura do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), ao governo de Mato Grosso. O anúncio sobre a possível candidatura aconteceu na noite de terça, 8, durante uma transmissão do prefeito nas redes sociais. Emanuel afirmou que sairá de férias por 14 dias para fazer as articulações necessárias para viabilizar a disputa pelo governo.
Em conversa com jornalistas nos corredores da Assembleia Legislativa, Wilson afirmou que Emanuel retornará de férias para anunciar que pensou melhor e decidiu permanecer como prefeito de Cuiabá até o final de seu mandato.
“É a minha voz de experiência, das 15 eleições que disputei. O prefeito Emanuel Pinheiro vai tirar férias, 15 dias ou mais, vai retornar e dizer que analisou, ouviu sua família, sua base e não será candidato, para cumprir o mandato até o final. É o mais prudente e mais correto”, disse.
Fique atualizado: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias mais importantes do dia clique aqui
Wilson ‘sentiu na pele’ o custo político de deixar a Prefeitura de Cuiabá no meio do mandato para disputar o governo e tem citado sua experiência pessoal para desmotivar Emanuel de se lançar na disputa.
Em 2010, Wilson renunciou ao cargo de prefeito para disputar o governo de Mato Grosso contra Silval Barbosa. Na época, as pesquisas davam boa margem para Wilson, com até 38% da preferência do eleitorado, mas suas intenções de voto caíram drasticamente após a renúncia. Ele terminou o pleito em terceiro lugar, com 16,55% dos votos válidos, perdendo para Silval e Mauro Mendes (União Brasil).
NOME DE OPOSIÇÃO – Emanuel articula sua candidatura ao governo com o grupo que faz oposição ao governador Mauro Mendes. Durante a transmissão desta terça, ele explicou que decidiu colocar seu nome à disposição após o senador Wellington Fagundes (PL) ser taxativo de que não quer disputar o governo, apesar de gozar do apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos grupos de direita em Mato Grosso.
Diante desse impasse, Emanuel decidiu construir sua candidatura junto com o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB), que já foi vereador, prefeito de Sinop, deputado estadual e federal. Informações de bastidores apontam que Leitão tem circulado em Brasília, junto a Bolsonaro e seus aliados, para viabilizar seu projeto ao governo.
Fonte: Estadão de MT