Mendes chama Putin de maluco e fala de risco de uma guerra mundial

Fonte:

O governador Mauro Mendes (União Brasil) classificou como “absurda” a invasão da Russia na Ucrânia no último dia 24 de fevereiro. Para o governador, o presidente russo Vladimir Putin é um “maluco”.

“É um absurdo aquilo que está ali. Um maluco, o Putin, que está administrando a Rússia, que tem um grande poderio bélico”, disse Mendes em entrevista à TV Cidade Verde na terça-feira (8).

Mendes apontou que a guerra na Ucrânia pode trazer graves consequências para os brasileiros, em especial para o preço dos alimentos. Isso porque a Rússia é um dos maiores fornecedores de fertilizantes e petróleo.

Há ainda o fato da antiga União Soviética ser também um grande fornecedor de gás natural a países da Europa, e isso “complica um pouco as retaliações econômicas”, segundo Mendes.

“É um xadrez político gigantesco. Vão ter consequências. O preço do barril do Petróleo já está quase US$ 140. Daqui a pouco a Petrobras vem com seus aumentos, como já veio tantas vezes”, disse.

“Aumenta o preço da gasolina, que vai para o diesel, que vai para comida, que chega a mesa da sua casa. A comida vai ficar mais cara por causa da guerra”, explicou Mendes.

Temor pela 3ª Guerra

O governador ainda citou o temor por um conflito maior, e que envolva países com grande poder bélico. Para isso, relembrou a história da Segunda Guerra Mundial, em que as tropas de Adolf Hitler invadiram a Polônia em 1939, dando início ao conflito.

“Se a guerra terminar em uma semana, teremos resultados mais amenos. Se isso durar mais tempo, se envolver outros países, será lamentável. Foi assim que começou a Segunda Guerra Mundial. Parecia a invasão de um país. Foi entrando mais gente e virou aquela grande confusão”.

“Vamos rezar e torcer para o bom senso prevalecer, que o diálogo possa acontecer, e essa guerra possa cessar, porque se não, eu vejo que ela vai, sim, trazer consequências para nós que estamos a milhares de quilômetros da região do conflito”, completou.

Fonte: Midianews