A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nesta terça-feira (8), moção de repúdio contra o deputado estadual Arthur do Val (Podemos), de São Paulo. Conhecido como ‘Mamãe falei’, o parlamentar é protagonista de uma polêmica envolvendo comentários sexistas feitos por ele com relação às mulheres ucranianas. Do Val esteve no país na última semana para testemunhar a guerra que teve início após a invasão da Rússia sobre a Ucrânia.
“Esse deputado é um moleque, essa é a verdade. Tem muito moleque aí que o povo elegeu, essa que é a verdade, lamentavelmente. A questão da nova política, nova política é você ser um cara decente, você estando há muito tempo na política ou não”, disparou o vereador e correligionário de Arthur do Val, Dilemário Alencar (Podemos), que assinou a moção de repúdio.
Ao deixar a Ucrânia, o deputado e ‘youtuber’ afirmou que as mulheres do país eram “fáceis porque são pobres”. “É inacreditável a facilidade. Essas ‘minas’ em São Paulo se você dá bom dia elas ‘iam’ cuspir na tua cara. E aqui elas são supersimpáticas, super gente boa. É inacreditável”, disse.
Na Câmara de Vereadores de Cuiabá, a moção de repúdio foi aprovada por unanimidade. A moção deve ser encaminhada à Assembleia Legislativa de São Paulo (ALSP) pela cassação do deputado. Nesta terça (8), o Podemos anunciou a desfiliação de Arthur do Val. Ele também confirmou que se afastará do Movimento Brasil Livre (MBL).
Fonte: HNT