O governador Mauro Mendes disse nesta quarta-feira (23), em Dubai, que Mato Grosso se tornará, sozinho, o quarto maior produtor de alimentos no mundo. Iso em um prazo de aproximadamente 10 anos.
“Somos o maior produtor brasileiro e com grande capacidade de crescimento. Em 10 anos, seremos, sozinhos, o quarto maior produtor mundial de alimento. E o mais importante é que esse posicionamento está sendo feito de maneira muito sustentável”, afirmou.
A declaração foi feita em apresentação de dados econômicos e ambientais de Mato Grosso para um público de autoridades políticas e empresários dos Emirados Árabes, em evento organizado pela Apex Brasil.
Em sua fala, o governador voltou a dizer que o Estado teria a produção agropecuária mais sustentável em nível mundial, considerando o volume de produção anual e a extensão da área de mata preservada.
O mesmo argumento já tinha sido dado a empresários na Conferência Mundial do Clima (COP) realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021. Ele foi acompanhado pela apresentação do projeto de zerar a emissão de carbono até 2035.
Mato Grosso representa hoje cerca de 30% do total de produção nacional de grãos, com um Valor Bruto da Produção (VBP) na casa dos R$ 132 bilhões, fechados em 2021.
A estimativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é que a produção brasileira dobre de tamanho nos próximos anos. Até 2031, o país deverá produzir 260 milhões de toneladas de grãos.
Fonte: O Livre