Os municípios de Água Boa, Confresa, Gaúcha do Norte, Luciara, Nova Bandeirantes, Paranatinga, Porto Alegre do Norte, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica decretaram situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingem Mato Grosso. A Defesa Civil monitora a situação das cidades, que estão com risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem permanecer durante toda a semana na capital do Estado. Para esta segunda-feira (14), os termômetros devem chegar a 30°C, com pancadas de chuva e trovoadas no período da tarde e à noite.
Já para terça-feira, o calor aumenta um pouco e a máxima deve ser de 32°C, também com pancadas de chuva previstas para a maior parte do dia.
Na quarta-feira, os termômetros devem ficar entre 24°C e 33°C. O instituto também prevê muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A mesma previsão se estende para a quinta-feira.
Ainda segundo o Inmet, sexta-feira deve ser o dia mais chuvoso da semana, encoberto com pancadas de chuva isoladas durante todo o dia. A temperatura fica entre mínima de 23°C e máxima de 31°C.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
A Defesa Civil do Estado acompanha, orienta e homologa as solicitações de situação de emergência dos municípios. O órgão também realiza o monitoramento da previsão do tempo para as áreas atingidas pelas chuvas, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Com o reconhecimento federal, o município pode pleitear recursos para a reconstrução das áreas atingidas, mediante à apresentação de um Plano de Trabalho orientado pela Defesa Civil do Estado, onde constarão as metas a serem analisadas pela Secretaria Nacional.
Fonte: O Bom da Notícia