Neurilan vê preocupação com Ômicron e reforça pedido para que municípios cancelem Carnaval

Fonte:

O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, voltou a reforçar a recomendação para que os prefeitos de Mato Grosso não realizem as festividades de Carnaval diante da nova escalada no número de casos de Covid-19 e também da proliferação da Influenza H3N2.

Durante entrevista ao Jornal da Capital, nesta quinta-feira (27), Neurilan disse acreditar que grande parte dos 141 municípios mato-grossense irá seguir a sua recomendação e, assim, não haverá Carnaval.

Lembrando que a AMM, ainda em 2021, já havia orientado as prefeituras a não realizar festas de fim de ano e Carnaval, o que foi ignorado por algumas cidades, como Chapada dos Guimarães (65 km de Cuaibá), que realizou o Réveillon e reuniu cerca de 30 mil pessoas.

“No mês de novembro nós emitimos uma orientação a todos os gestores municipais, no sentido de que evitassem a realização de eventos de fim de ano, como também a realização do Carnaval. Alguns municípios cancelaram, já outros alegaram que já tinham feitos contratos, que eram recursos que estavam vindos do Governo do Estado e que não poderiam voltar atrás. No caso de Chapada, a recomendação chegou ao prefeito Osmar Froner. Já no inicio do ano já emitimos outro comunicado, uma nota técnica, reforçando a necessidade da não realização dos eventos da festa de Carnaval, onde o prefeito de Chapada tomou essa atitude de não realizar as festividades no município e, acredito que praticamente a maioria absoluta dos municípios não irão realizar as festas de Carnaval neste ano”, disse.

Em relação aos recursos do Governo do Estado, destinado para a realização das festividades durante a pandemia, o presidente da entidade afirmou que os prefeitos têm a liberdade de devolver o valor, quando decidem não realizar os eventos.

“Posso afirmar, com conhecimento profundo, que se o recurso foi destinado para realização do evento, ele não pode ser utilizado em outra ação, isso é lei. Mas pode ser devolvido. A informação que tenho é que o secretário de Cultura [Beto Dois a Um], ao financiar esses eventos nos municípios, levou em consideração os municípios que tinham baixo número de contaminados. De toda forma, nós, como autoridade pública, precisamos dar exemplo”, ressaltou.

Pandemia em MT

Com a nova variante Ômicro, Mato Grosso registrou na quarta-feira (26), o maior número de casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), foram registrados 4.924 casos do novo coronavírus.

Desde o início da pandemia foram confirmados 610.487 casos confirmados de Covid-19 no estado e 14.220 mortes em decorrência do vírus.

Dos 610.487 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 28.236 estão em isolamento domiciliar e 566.991 estão recuperados.

Fonte: O Bom da Notícia